Bazar “Um Pouco Mais” ajuda pacientes do Hospital Estadual Central

Postado por admin

O Hospital Estadual Central (ES) se prepara para realizar a 3ª e última edição do ano do Bazar Beneficente “Um Pouco Mais”. O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, das 9h às 17h, no Espaço Ecumênico do Parque Moscoso, em Vitória.

Na ocasião, peças serão vendidas com valores entre R$ 2 e R$ 40, com opções de roupas, sapatos, brinquedos,acessórios e itens de cama, mesa e banho. O evento tem como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica após alta hospitalar, que necessitam de medicamentos, material ortopédico, alimentos,entre outros. O bazar é parte essencial do projeto de mesmo nome, “Um Pouco Mais”, sendo a ferramenta facilitadora para que este se tornasse autossustentável.

Com as vendas realizadas nas edições passadas, foi possível adquirir cadeiras de banho, cadeiras de roda,muletas, andadores, entre outros.

Caso especial

Recentemente, um caso especial foi abraçado pelo projeto. O paciente Eliab da Silva Santos, de 18 anos, é cadeirante e tinha uma lesão profunda difícil de tratar, devido a única posição em que ele sentava na cadeira de rodas. A deformidade na coluna do jovem fazia com que aferida fosse pressionada, a impedindo de cicatrizar.

Após diversas tentativas, os profissionais perceberam que a lesão do paciente não cicatrizaria com os métodos convencionais, sendo necessário algo mais específico para o sucesso do seu tratamento. Foi aí que o técnico de enfermagem, Elias Nunes dos Reis, se reuniu com a equipe e compartilhou uma experiência positiva de alguém próximo,com uma almofada especial que aliviaria o atrito da cadeira, e sugeriu que o item fosse testado.

“Saber que aquele jovem precisou se afastar de suas atividades normais, não frequentava mais as aulas e parou até de tocar piano, que ele tanto gostava, me fez refletir sobre o que mais poderíamos fazer para proporcionar qualidade de vida a um paciente tão novo como o Eliab”, comentou o técnico de enfermagem.

Pensando no bem-estar do jovem, o Serviço Social, que já acompanhava o caso, avaliou a situação e propôs a comprada almofada com o dinheiro arrecadado pelo bazar “Um Pouco Mais”.

Após a entrega da almofada, a lesão apresentou uma melhora significativa em pouco tempo. “Estou utilizando há menos de três semanas e já está bem melhor. Fui liberado para retornar as minhas atividades. Já não aguentava mais ficar em casa. Quero terminar o ensino médio técnico em administração para, depois, cursar uma faculdade na área”,disse Eliab.

Para o técnico Elias, a evolução foi surpreendente. “Passamos por uma situação difícil com o paciente, mas graças a esse trabalho de muita parceria conseguimos ajudá-lo. Me sinto grato por ter colaborado com isso. Quando ele voltou para a última revisão, deixou todos nós admirados. Agora vai poder voltar a vida normal”, comentou.

Fotos do paciente:

2018.12.18



Sem Comentários

121 Visualizações

Deixe um comentário :