Aumentar a leitura com os jovens é uma questão de abordagem?

Postado por admin

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapear para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro com 4 mil estudantes e 1,2 mil responsáveis aponta que em grande maioria os estudantes têm acesso à celular, computador e internet. Entretanto, esta acessibilidade não se reflete quando o assunto é livros.

Enquanto 93% dos alunos do ensino médio da rede pública do estado tinham celulares em dezembro de 2011, 78% possuíam computador, sendo que 92% tinham acesso frequente à internet; 14% dos alunos declararam não ter lido nenhum livro nos últimos cinco anos. Um livro foi lido no período por 11% dos estudantes; dois ou três livros por 26% e quatro ou cinco livros por 17%.

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora adjunta da cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Eliana Yunes, defende que o aumento da leitura de livros entre os jovens está intimamente ligado à adequação da abordagem e linguagem.

A professora disse que a mediação adequada entre a escola, professores e pais é responsável por envolver os jovens com a literatura, despertando neles uma visão mais crítica acerca do mundo. Para isso, ela pontua que “se nós não formos leitores de várias linguagens, de vários suportes, nós perderemos realmente o passo com esta geração, que está velozmente à nossa frente, buscando outras linguagens, outras formas de comunicação”. É preciso que os estudantes percebam que a literatura não é um peso ou uma obrigação. “Literatura é vida”.

Aos educadores e pais, como vocês buscam incentivar a literatura? Vocês concordam a visão desta acadêmica?

Fonte: Para aumentar número de jovens leitores é preciso fazer ligação entre internet e literatura, diz professora

2012.07.23



Sem Comentários

350 Visualizações

Deixe um comentário :