Aula de educação financeira no CSC analisa etiquetas

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Novidade da Base Nacional Curricular, a Educação Financeira já está presente no Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina (MG) há alguns anos. Vinculado ao cotidiano de uma família, o conteúdo ajuda a conscientizar os alunos quanto ao consumo exacerbado. Em recente trabalho realizado pela professora Kely Zampier com o 7º ano, por exemplo, os estudantes aprenderam a analisar o conteúdo de uma etiqueta de supermercado.

O objetivo da análise de etiquetas é ensinar aos alunos como não ser lesado na hora de ir às compras no supermercado. “Abordando situações reais, a aprendizagem acontece com mais intensidade, pois temos a oportunidade de vivenciar os fatos”, afirma a professora.

Nesse trabalho, especificamente, os alunos perceberam que, ao comprar um produto, é imprescindível verificar: data de fabricação e de validade, preço e peso do produto e se está sendo descontado o peso da embalagem. Os estudantes também pesquisaram sobre atacado e varejo e, com isso, as turmas reconheceram que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.

“Neste trabalho ainda buscamos o conceito das operações matemáticas que estão sempre presentes no dia a dia do aluno. Na troca de experiências, muitos contaram exemplos de que já foram lesados na hora da compra por não conferirem peso x preço. Entenderam que a balança onde os produtos são pesados (açougue, hortifrúti, padaria, etc.) têm um papel matemático importante, pois elas contêm as informações do item já cadastradas na memória do equipamento e, sendo assim, geram a etiqueta”, conclui Kely.

2018.05.28



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