Área de Compliance realiza balanço sobre Canal de Denúncias

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Desde seu lançamento, em abril deste ano (2018), o Canal de Denúncias da ACSC já recebeu mais de 100 notificações. A maior parte das denúncias contribuiu para o tratamento de desvios éticos e a melhoria de nosso ambiente interno de trabalho. Porém, muitas destas denúncias, por sua vez, referem se a conflitos do dia-a-dia ou questões administrativas, que deveriam ser discutidas e tratadas junto ao gestor imediato, com o apoio de Gestão de Pessoas. Também foram recebidas denúncias improcedentes ou que fogem do escopo de utilização do Canal, como mostram os dados do balanço inicial de uso da ferramenta:

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Do total de denúncias, 21% foram classificadas como “procedente” e 41% como “procedente parcialmente”. Estas denúncias contribuíram para identificação e tratamento de desvios de conduta ética, fragilidades em processos, problemas comportamentais, possibilitando a realização de melhorias em processos e no clima organizacional.

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29% das denúncias foram classificadas como ”não procedente”, não sendo comprovados os fatos relatados; 5% como “fora do escopo”; e 4% como “dados insuficientes”, sem dados mínimos para apuração (exemplo: “alguém está furtando medicamentos”).

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É fundamental quer todos utilizem o Canal de Denúncias com responsabilidade!

– Não use o Canal para relatar boatos, fofocas ou problemas pessoais;
– Conflitos internos pontuais devem ser resolvidos, em primeiro lugar, com o auxílio da liderança e da área de Gestão de Pessoas;
– Dúvidas ou solicitações de ordem administrativa devem ser discutidas e alinhadas com o gestor imediato e/ou registradas nos canais destinados a essas finalidades.
– O Canal informa o status da denúncia, porém, não fornece detalhes das ações e medidas adotadas, para preservar os envolvidos.

– O compromisso sobre o sigilo também é responsabilidade do denunciante e das testemunhas que participam do processo de apuração. Por isso, haja sempre com discrição e não comente temas relacionados ao Canal em que estiver envolvido.

O Canal de Denúncias é um meio de comunicação sigiloso, confiável e imparcial, que visa assegurar o cumprimento do Código de Conduta Ética da ACSC. Sempre que precisar, acesse:

Telefone: 0800 377 8043 – 24 horas por dia, 07 dias por semana
Web: www.canaldedenuncias.com.br/ACSC
E-mail: acsc@canaldedenuncias.com.br

Seja um disseminador de boas práticas!

Se tiver qualquer dúvida sobre o Canal de Denúncias, entre em contato com a Área Corporativa de Compliance.

2018.09.24



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