Amparo Maternal participa de reportagem da TV Globo sobre doulas em maternidades

Postado por admin

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no dia 7 de dezembro um projeto de lei que autoriza a presença de doulas nas maternidades e hospitais públicos e privados da capital paulista, o qual ainda vai para sanção do prefeito Fernando Haddad.

Responsável pelo conforto físico e emocional da parturiente durante o pré-parto, nascimento e pós-parto, a doula, do grego “mulher que serve”, já é um apoio dado às gestantes e mães pelo Hospital Amparo Maternal (SP), administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, há muitos anos.

Com uma taxa de cerca de 70% de partos normais e 30% de cesáreas, a maternidade filantrópica propaga a humanização desde a sua fundação, em 1939, e se diferencia dos índices de cesarianas dos hospitais particulares, que giram em torno de 85%, segundo a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS).

Por conta dessa referência em parto humanizado, o SPTV, da Rede Globo, realizou um link no Amparo Maternal para falar do trabalho que é feito nesse sentido e sobre a importância do acompanhamento das doulas para ajudar na confiança de quem está prestes a dar à luz. “Parto humanizado é aquele que respeita o tempo do corpo da mulher e do bebê para nascer. Isso significa que, na prática, o médico só intervém no parto para dar uma anestesia, medicamento ou fazer aquele corte no períneo para facilitar a passagem do bebê, se for extremamente necessário e se tiver indicação. A gente está aqui no Amparo Maternal, na Vila Clementino, que faz partos humanizados pelo SUS há 77 anos. Para ter bebê aqui, basta fazer um pré-natal em um posto de saúde”, comentou a repórter Ana Paula Campos, na ocasião da reportagem.

Quanto à influência da doula no momento do parto, a profissional acrescentou: “A prática dos médicos do Amparo Maternal mostrou que as gestantes que têm a ajuda de uma doula, durante o trabalho de parto, suportam melhor a dor das contrações e dificilmente vão parar em uma cesariana”.

2016.12.20



Sem Comentários

614 Visualizações

Deixe um comentário :