Amparo Maternal é Prata no Selo Sinasc 2018

Postado por admin

Hospital Amparo Maternal (SP) conquistou o seu 8º Selo Sinasc – Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos, desta vez na categoria Prata. A certificação, que está em sua 10ª edição, é um reconhecimento ao trabalho dos estabelecimentos de saúde que realizam partos, atestando qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações sobre nascidos vivos, assim como a pontualidade na inclusão desses dados no sistema.

Desde a criação do prêmio, em 2008, o Amparo Maternal já foi certificado oito vezes com o Selo Sinasc, sendo seis selos Ouro e, agora, dois selos Prata. A seleção é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e tem o objetivo de reunir e qualificar informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional. Nesta edição, atestou a qualificação levando em conta as informações colhidas em 2017.

A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é um documento padronizado pelo Ministério da Saúde que consta de 41 variáveis como nome completo e idade do pai e da mãe do bebê, duração da gestação, peso do recém-nascido, local e tipo de nascimento. Com a DNV pode-se mensurar importantes indicadores de saúde pública, como o percentual de partos cesarianas realizados no país, meta a ser reduzida segundo recomendação da OMS.

Para Dra. Nathália Silva, diretora técnica do Amparo Maternal, o reconhecimento vem para, mais uma vez, atestar o cuidado e atenção na realização deste trabalho. “Como uma importante instituição de saúde e assistência, o Amparo Maternal vem, continuamente, se adaptando e reformulando para manter esse padrão de qualidade que a certificação do Selo SINASC reafirma”, garante a médica, que complementa: “o compromisso que temos com a sociedade e com o Ministério da Saúde é ressaltado e há um reconhecimento do trabalho de nossa equipe, é recompensador”, avaliou.

O preenchimento da DNV no Amparo Maternal fica por conta de profissionais administrativos, que realizam entrevistas nos quartos da maternidade, com as próprias mães dos recém-nascidos. Dorlams Vieira, colaboradora do HAM que integra e equipe administrativa de coleta e preenchimento da DNV, comemorou a premiação. “É muito gratificante perceber o reconhecimento do nosso trabalho, a coleta e o preenchimento desses dados é feita com muito carinho e, agora, vamos realizar com ainda mais garra para conseguir um selo ouro 2019!”, garante a colaboradora.

2018.06.12



Sem Comentários

325 Visualizações

Deixe um comentário :