Postado por admin
No dia 20 de agosto, o Hospital Amparo Maternal (SP) comemorou seus 81 anos e, para marcar a data, foi realizada uma Live, apresentada pela Diretora Executiva da Casa, Fernanda Ferrari Allucci, e pelo Coordenador da área da Pastoral e Espiritualidade da ACSC, Cecielio Dias Cortes. A celebração também contou com cardápio e decoração especiais no refeitório, vídeos com depoimentos de mães e fotos dos colaboradores e, por fim, com uma emocionante homenagem aos colaboradores: a entrega de flores por meio do projeto Flores para Heróis, iniciativa do ateliê Luly Vidigal Flores e da jornalista Margot Pavan.
Os colaboradores da área administrativa assistiram a transmissão em suas estações de trabalho. Já os colaboradores das áreas assistenciais e de apoio tiveram a oportunidade de assisti-la por meio do telão, no Salão Social do prédio do Centro de Acolhida e na Sala de Treinamento “Rute”, no 2º andar do prédio da maternidade.
Na Live, Fernanda Allucci reforçou a importância dos colaboradores nessa trajetória, que coloca a Casa em 1º lugar em número de partos realizados pela Gestão Municipal em São Paulo, além de ser reconhecida como modelo em atendimento humanizado, o que se traduz no Selo SINASC Ouro 2019, que acaba de receber. Lembrou, também, que o Amparo é a única instituição de assistência social da cidade com um modelo de acolhimento voltado para o processo de reconstrução de vida e reinserção social, familiar e comunitária das mulheres que recebe no Centro de Acolhida. Por fim, encerrou com um agradecimento especial a todos os colaboradores, pelo profissionalismo, esforço, dedicação e coragem presentes nos atendimentos das gestantes, mães e crianças, principalmente nestes tempos difíceis que ainda enfrentamos.
Cecielio Cortes parabenizou a todos e agradeceu pelo dom da vida. Em seguida, fez uma reflexão sobre o nascimento de Jesus que, além de ter nascido em condições singelas, também necessitou de proteção e acolhida. Lembrou que os textos bíblicos estão repletos de exemplos em que Deus pede a colaboração das pessoas para que emprestem seus braços, pernas e inteligência para colocar adiante seu projeto de paraíso. Assim, lembrou que o HAM tem por vocação acolher e cuidar sem recusar ninguém. O coordenador finalizou considerando que todos os colaboradores do Amparo transformam seu trabalho nesta missão de cuidar, herdada das irmãs, e que participam de um propósito maior, que é a vontade de Deus.
A entrega das flores aos colaboradores foi realizada pelo projeto “Flores para Heróis”, inspirado no movimento “Flowers for Heroes”, que nasceu na Flórida e se espalhou por Nova York. Por aqui, ele é realizado nos hospitais da capital paulista desde o início da pandemia e foi abraçado pelo escritório Martins Macedo Advogados Associados. As flores foram entregues
pelas diretoras da Casa, gerentes, coordenadoras e também pelas voluntárias do Bazar do Amparo Maternal, na saída dos plantões, nos dias 20, 21 e 22, emocionando a todos.
Essa ação no Amparo se torna ainda mais especial, pois mostra uma realidade diferente no atual cenário da saúde. A Casa trabalha com a chegada de novas vidas e, em abril e maio, ocorreu um aumento de 35% no recebimento de gestantes, passando de uma média de 540 para 730 partos por mês.
Confira algumas fotos:
2020.08.25
378 Visualizações