Amparo Maternal adere ao Top Materno para oferecer mais segurança às gestantes e seus bebês

Postado por admin

O Hospital Amparo Maternal (SP) implantou recentemente um novo procedimento com  vantagens para mães e recém-nascidos. O chamado “top materno” é uma técnica simples, que consiste em uma faixa de lycra e algodão, que envolve os seios e o abdômen da mãe. Logo após o nascimento, o recém-nascido é posicionado dentro da faixa para permitir o contato pele a pele.

O procedimento é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e é utilizado em partos normais e cesáreas que não apresentam complicações. De acordo com a técnica administrativa da Casa, Denise Freitas, o top materno favorece o contato pele a pele entre mãe e filho – de maneira segura – na primeira hora de vida do bebê e oferece vários benefícios.

“Um deles é evitar a hipotermia, já que a pele da mãe e o próprio top aquecem o recém-nascido. Em contato direto com o corpo da mãe, a criança adquire a flora bacteriana da pele materna, importante para o fortalecimento de sua imunidade. Outro benefício é a formação dos vínculos entre mãe e filho, além do estímulo ao aleitamento”, explica Denise.

A paciente Nathalia Martins experimentou o top materno pela primeira vez, logo após o nascimento do seu filho. “Eu gostei de ter usado, pois senti que meu bebê estava seguro no meu colo e mais próximo de mim. Deu até para sentir a respiração dele”, ressaltou a mãe do pequeno Enzo.

O Amparo Maternal está sempre buscando inovações que proporcionam um serviço cada vez mais seguro e humanizado. Com a ajuda do voluntariado, a Instituição conseguiu doações de tecidos e firmou uma parceria com terceiros para confecção dos tops por um preço simbólico.

Todas as gestantes atendidas no Hospital recebem os tops de presente e podem continuar a usá-lo em casa, mesmo após a alta.

 

 

2017.01.16



Sem Comentários

825 Visualizações

Deixe um comentário :