AME Itapevi realiza palestras para a comunidade

Postado por admin

No dia 22 de abril, a gerente assistencial do AME Itapevi (SP), Vânia Castrou, ministrou a palestra “Bons hábitos” para os alunos do sétimo ano do Colégio Estadual José Neyde Cesar Lessa. Vânia iniciou propondo aos alunos que fizessem uma roda de conversa, onde todos participassem expondo experiências e dúvidas. Em seguida, explicou que hábitos são manias, ações que se repetem com frequência.

A gerente apresentou um estudo em que diz que nosso cérebro leva aproximadamente 21 dias para se adaptar a um novo comportamento devido à plasticidade cerebral. Já outros estudos apontam que levamos, em média, 66 dias para que consigamos incorporar um novo comportamento a nossa rotina.

Ela também enfatizou a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis, como sempre beber água e trocar fast-foods por alimentos ricos em vitaminas. A prática regular de exercícios também é método na qual devemos transformar em hábitos, pois são essenciais para se ter uma qualidade de vida e evitar doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, etc. Para finalizar, foi proposto um momento de relaxamento, por meio de técnicas de yoga com ênfase na respiração por um minuto.

No mesmo mês, dando sequência ao cronograma de palestras de Saúde Preventiva, o médico especialista em pré-natal de alto risco, Dr. Sérgio Vranjac, ministrou a palestra sobre “Planejamento Familiar”, na casa Kolping para os moradores da comunidade. Dr. Sérgio iniciou a palestra falando sobre gravidez na adolescência e quais os riscos causados às mulheres mais jovens quando iniciam sua vida sexual precocemente.

Além disso, apresentou alguns mitos sobre contracepção e reforçou que, independentemente de conhecer o seu parceiro, é de extrema importância que durante o ato sexual ambos se previnam, pois, além da gravidez, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) também serão evitadas. O médico também citou a importância de adotar modos para não ter uma gravidez indesejada, apresentando os métodos contraceptivos como camisinha, anticoncepcionais, injeções entre outros.

Fotos das palestras:

2019.04.30



Sem Comentários

46 Visualizações

Deixe um comentário :