AME Itapevi realiza palestra sobre a prevenção da obesidade

Postado por admin

No mês de setembro, o AME Itapevi (SP) ministrou mais uma palestra de saúde preventiva com a temática “Prevenção à Obesidade”. A palestra foi ministrada pela nutricionista Natália Silva e pela endocrinologista Dra. Maria do Carmo.

Natália iniciou a palestra informando que a melhor forma de prevenir a obesidade é realizando a mudança, o conhecimento, a reflexão e a consciência dos hábitos alimentares. Falou um pouco sobre as doenças relacionadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, embolia pulmonar, câncer, pancreatite, entre outros.

Durante a palestra, foi apresentado um vídeo com informações sobre como equilibrar a ingestão de calorias com o gasto de energia. Por meio de imagens, a nutricionista mostrou algumas dicas de como realizar uma alimentação saudável consumindo alimentos como: saladas, frutas, massas integrais, proteínas e nunca consumir produtos industrializados. Mostrou também dicas de como comer consciente e, consequentemente, não ficar fora do peso.

Natália reforçou que a reeducação alimentar deve ser gradativa, negociando as substituições alimentares, despertando novos prazeres, sugerindo alimentos, preparações saudáveis, mas também acessíveis, prazerosas e bonitas, considerando os aspectos econômicos, culturais e sensoriais do sabor e da aparência. Para ter uma alimentação saudável não é preciso excluir “coisas gostosas”, mas é preciso saber equilibrar evitando os exageros e o consumo frequente de alimentos altamente calóricos. No fim da palestra, ela enfatizou a existência de quatro formas para manter o corpo saudável: ingerindo, no mínimo, 2 litros de água por dia, dormir entre 6 a 8 horas por noite, praticar atividades físicas, fazer uma dieta saudável, com alimentação de 3 em 3 horas, e consumir alimentos saudáveis.

2016.09.26



Sem Comentários

430 Visualizações

Deixe um comentário :