AME Itapevi realiza Palestra de Humanização sobre prevenção de DST’s

Postado por admin

Em continuidade ao Projeto “AME Sociedade – Informar para Inovar”, o AME Itapevi (SP), em parceria com Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa, promoveu a palestra “Prevenção de DST’s”, ministrada pela médica Infectologista Dra. Ana Paola Castagnari, no dia 20 de setembro, para um público de adolescentes com idade entre 13 e 15 anos que cursam o 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo da palestra foi proporcionar aos participantes presentes uma reflexão sobre o tema.

Inicialmente a palestrante explicou que as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são causadas por vários micro-organismos que transmitidos, principalmente, por contato sexual, e citou alguns exemplos como: HIV/Aids, HPV/Condiloma, Herpes, Sífilis, entre outras.

Foram ilustrados alguns sinais e sintomas que são capazes de alertar sobre possíveis DST’s, como feridas, manchas na pele e mucosa, corrimento, vermelhidão e dor durante a relação sexual. Também foram citadas outras doenças que possuem sinais e sintomas de mesmas características, mas que não são DST’s, tais como Escabiose (sarna) e Pediculose (infestação causada por piolho).

A palestrante alertou que, ao primeiro sinal identificado por DST ou Aids, é importante procurar ajuda médica para que se inicie o tratamento correto. Os casos de doenças não tratadas geram riscos graves como, por exemplo, a impossibilidade de engravidar, câncer do colo uterino, impotência sexual e transmissão para o parceiro (a) e até para o bebê.

Também foi informado que o melhor método de prevenção para todos os tipos de DST’s, é o uso do preservativo. Ao final da palestra as dúvidas dos participantes foram esclarecidas e foi feita uma demonstração sobre a maneira correta de utilizar as camisinhas masculina e feminina.

2017.10.03



Sem Comentários

697 Visualizações

Deixe um comentário :