AME Itapevi promove palestra em escolas sobre Ergonomia

Postado por admin

O grupo de Humanização do AME Itapevi (SP) realizou uma palestra no Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa, abordando a temática “Ergonomia na Escola”. Realizada no dia 24 de abril, a palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta da Casa, Leandro Ferreira, para cerca de 55 adolescentes que cursam o 9° ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de informar os participantes sobre como se adaptar à ergonomia no ambiente escolar.

Leandro apresentou sintomas de dores no corpo e suas possíveis causas, sendo que a principal está relacionada à postura inadequada, causada pelo modo de sentar-se ou por carregar muito peso em mochilas. Além disso, outras causas associadas estão ligadas ao excesso de tempo no celular e no computador.

“É de extrema importância a adaptação com a ergonomia, pois se isso não ocorrer, além de dores no corpo, pode gerar riscos e danos à saúde da pessoa, como fadiga (sentir o corpo cansado), irritabilidade (não encontrar uma posição confortável) e vício de uma má postura”, ressaltou o fisioterapeuta.

Ele explicou também que a prática de exercícios físicos é muito importante para se manter uma boa postura no dia a dia, pois ajuda no bem-estar e no desenvolvimento do corpo.

O que é Ergonomia?

É o estudo da relação entre o homem e o ambiente em que ele vive. Assim, a ergonomia na escola oferece ao indivíduo o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes e de problemas de saúde para cada tipo de atividade executada. A má postura, por exemplo, ao logo do tempo, causa diversos males, que prejudicam e comprometem a saúde dos alunos.

 

 

2017.05.02



Sem Comentários

408 Visualizações

Deixe um comentário :