AME Itapevi ministra palestras com a comunidade

Postado por admin

Entre os dias 22 e 24 de maio a Equipe Multiprofissional do AME Itapevi (SP) ministrou duas palestras, sendo uma no Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa pela analista de gestão de pessoas, Mirian Medeiros, abordando a temática “Preconceito e Bullying”, e outra na Comunidade Kolping Cristo Rei pela psicóloga, Juliana Oliveira, e pela assistente social, Caroline Santos, abordando a temática “Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A analista Mirian iniciou a palestra explicando aos alunos que o Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas, e que o preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, e exemplificou essas atitudes. Mirian ainda destacou que essas más condutas são comuns nas escolas, e ocasionam consequências muitas vezes irreversíveis.

Durante a palestra, Mirian ainda apresentou dois vídeos que retratam essas atitudes, e ao final aplicou uma dinâmica com o intuito de encorajar os alunos a demonstrar as qualidades e a importância de seus colegas em sua vida. Também promoveu um momento cheio de abraços entre os participantes, e ressaltou a importância da união, do respeito e da aceitação do outro como ele é.

O encontro ministrado pela psicóloga Juliana iniciou com a informação de que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio foi instituído em lei por conta da repercussão do “Caso Araceli”, e explicou que a violência sexual é a violação dos direitos sexuais, no sentido de abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes. Foram apresentados dados sobre a situação no Brasil, onde 95% dos casos desse tipo de violência são praticados por pessoas conhecidas das crianças, e em 65% dos casos há participação de pessoas do próprio grupo familiar.

A assistente social Caroline destacou a importância de os pais transmitirem segurança e confiança aos seus filhos, e informou sobre o serviço de enfrentamento à violência, ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, que é disponibilizado pelo Creas. Na palestra ainda foi transmitido um vídeo informativo sobre o assunto abordado. Ao final das palestras foram abertos espaços para esclarecimento das dúvidas dos participantes.

 

 

2018.05.29



Sem Comentários

239 Visualizações

Deixe um comentário :