AME Itapevi ministra palestra sobre depressão em colégio do município

Postado por admin

No último dia 25, o AME Itapevi (SP) ministrou uma palestra alunos do Colégio Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa. A explanação teve como tema “Depressão na adolescência”, que abordou as diferenças entre a doença e a tristeza, sintomas, dicas e conselhos. Segundo a palestrante Aline Teixeira, psicóloga do AME, para que um adolescente seja diagnosticado com esse transtorno, é preciso avaliar a intensidade e a frequência com que os sinais estão ocorrendo. Ela enfatizou, ainda, que os sintomas devem estar presentes por, pelo menos, duas semanas para que o indivíduo tenha o diagnóstico. Sobre os fatores causadores da depressão, ela esclarece que são diversos, como: perda de alguém importante, bullying, mudança de cidade, separação dos pais, entre outros.

Construindo um breve momento de descontração, ela aplicou uma dinâmica aos alunos, onde os adolescentes pegavam um espeto e furavam uma caixa. Em seguida, ela solicitou que pensassem nas palavras negativas que já ouviram sobre eles e ficaram marcadas na memória. A finalidade da dinâmica foi motivar esses adolescentes a não desistirem de seus sonhos e sempre acreditarem que são capazes de realizar seus sonhos, pois eles são os únicos que realmente se conhecem e sabem da força que tem para conquistar e alcançar seus objetivos e metas.

Aline também esclareceu algumas dúvidas dos alunos, como diferenças entre transtorno de ansiedade, depressão, transtorno bipolar e, até mesmo, o transtorno borderline. A palestra foi finalizada com a exibição de um vídeo sobre ansiedade e depressão, enfatizando a importância de ter por perto uma pessoa que seja de confiança para que haja a possibilidade de conseguir se abrir e pedir a ajuda.

Fotos da palestra:

2019.04.02



Sem Comentários

35 Visualizações

Deixe um comentário :