AME Itapevi inicia implantação do Programa 5S

Postado por admin

O AME Itapevi (SP) iniciou a implantação do Programa 5S, por meio de treinamentos que estão sendo ministrados pelo setor de Qualidade a todos os colaboradores da Instituição.

A auditoria do programa será realizada em todos os setores do AME a cada quatro meses, sendo a primeira auditoria prevista para junho deste ano. O programa proporcionará à Instituição a oportunidade de melhoria nos processos e na qualidade de vida, assim como redução de custos e energia, bem-estar físico e mental das pessoas, prevenção de acidentes, melhoria no ambiente de trabalho e maior envolvimento das pessoas.

Com a implantação do Programa 5S, o AME visa fortalecer a melhoria contínua no atendimento aos seus usuários e proporcionar aos seus colaboradores um ambiente sadio para realização de seu trabalho.

Sobre o Programa 5S

O 5S surgiu no Japão entre as décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, devido à necessidade do país em se reerguer e organizar suas indústrias. O programa visa o alcance da qualidade total e é formado por 5 sensos, sendo:

1º Senso de Utilização – deixar no seu ambiente o que é essencial para executar o trabalho;

2º Senso de Ordenação – definir o local apropriado para estocar, guardar ou dispor materiais e ferramentas, facilitando a procura;

3º Senso de Limpeza – o importante nesse senso não é apenas limpar e sim não sujar;

4º Senso de Saúde e Higiene – manter as condições de trabalho, físicas e mentais favoráveis à saúde;

5º Senso de Autodisciplina – aborda a importância de seguir regras, normas e procedimentos especificados, sejam elas escritas ou informais.

2016.03.11



Sem Comentários

494 Visualizações

Deixe um comentário :