Amamentação: HNSC leva o tema para a comunidade

Postado por admin

A importância da amamentação para a saúde da mulher e da criança, os fluxos e rotinas de um banco de leite humano e a experiência de uma instituição hospitalar com um banco de leite foram difundidos pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) durante todo mês do Agosto Dourado, este ano com o tema “Empoderar Mães e Pais, favorecer a Amamentação: hoje e no futuro”.

Quem levou a experiência do HNSC para as comunidades da região foi a enfermeira coordenadora do banco de leito Humano, Glória Barcelo da Rosa, que tem expertise nesse assunto. Segundo ela, que acompanhou todo o processo de implantação do projeto na Casa, o leite materno é tido como alimento padrão ouro e isso não é em vão. Ele é o único alimento rico o suficiente para nutrir o bebê por, exclusivamente até seis meses de vida e, se quiser dar continuidade até dois anos ou mais, e tem tudo que é necessário para a saúde da criança, inclusive água. “Foi muito gratificante levar estas informações para a comunidade e a experiência do HNSC de trabalho com o Banco de Leite Humano, sendo referência na região Sul do Estado”, diz.

Glorinha participou como palestrante em diversos eventos no mês de agosto. Além das atividades com gestantes e grupos dentro do hospital, esteve na 1ª Jornada em Aleitamento Materno, promovido pela Unisul de Tubarão, no 1° Encontro Regional de Apoio ao Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, na Associação Empresarial de Tubarão, em em evento promovido pelo Senac e na Santa Rosa de Lima, em um evento da prefeitura Municipal.

A intenção do HNSC é levar cada vez mais informações para as comunidades locais sobre saúde e os serviços oferecidos pela entidade, mostrando sua missão, que é “acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida”.

Banco de Leite Humano – O Hospital Nossa Senhora da Conceição conta com um Banco de Leite Humano desde 2001, e tem entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Neste sentido, desenvolve um trabalho de excelência para auxiliar as mães e bebês em tempo integral com profissionais especializados em aleitamento materno, em parceria com a Rede Global de Banco de Leite Humano. Entre janeiro e julho de 2019 realizou 3.591 atendimentos, uma média de 500 por mês.

2019.09.10



Sem Comentários

13 Visualizações

Deixe um comentário :