Postado por admin
O Colégio Santa Catarina (SP) possibilitou recentemente aos alunos um momento diferenciado na disciplina de Biologia. Na aula sobre Morfologia, voltada para a análise interna e externa dos peixes ósseos, os alunos puderam dissecar uma tilápia no laboratório. O objetivo foi estudar as características gerais e específicas desses vertebrados.
Com o auxílio de uma tesoura cirúrgica, os alunos puderam abrir e observar os órgãos do peixe, examinar as escamas, brânquias, arcada dentária, traqueia, língua, olho e cristalino. Por fim, identificaram a classe do peixe, seu hábito alimentar e classificaram os tipos de nadadeiras.
As atividades práticas favorecem uma dinamização dos conteúdos de Biologia, pois estimulam, pelo contato dos alunos com as práticas, a curiosidade, a atenção e, em alguns casos, a vocação científica. A atividade em questão ajudou os alunos a refletirem sobre a relação entre a morfologia e a fisiologia do animal estudado. Por meio da experimentação, eles aliaram a teoria à prática, o que despertou a curiosidade e o interesse.
2016.06.20
756 Visualizações