Alunos do CSC-SP têm aula prática sobre tipagem sanguínea

Postado por admin

Os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio tiveram uma aula prática sobre tipagem sanguínea no início de maio. Durante a aula, os alunos foram capaz de visualizar e entender as relações entre o sangue e os reagentes, conseguindo assim elevar o seu conhecimento sobre o sistema ABO e RH.

A aula prática constitui um importante recurso metodológico, por se tratar de um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, através da experimentação, o aluno alia teoria à prática despertando a curiosidade e o interesse, transformando o estudante em sujeito da aprendizagem, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas.

Foi exatamente isso que ocorreu. Os alunos realizaram um procedimento que buscou a discussão e a compreensão do sistema de classificação de grupo sanguíneo. Assim, higienizaram o dedo a ser perfurado com álcool gel, perfuraram o dedo com uma lanceta esterilizada e descartável, colocaram três gotas de sangue sobre uma lamina esterilizado e aplicaram sobre as gotas de sangue os soros Anti-A, Anti-B e Anti-D (Fator RH). Logo em seguida, misturaram com um palito de dente e observaram se houve ou não aglutinação.

Desta forma, identificaram o seu tipo sanguíneo e o fator RH, compreendendo a importância dos anticorpos em nosso organismo quando ocorrem a entrada de um antígeno. Ou seja, conceito e conteúdo entendido na prática.

2016.06.06



Sem Comentários

570 Visualizações

Deixe um comentário :