Alunos do CSC-SP realizam estudo em bairros tradicionais de São Paulo

Postado por admin

Os alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina (SP) realizaram um “estudo do meio” na região dos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda. O roteiro foi criado a partir da obra de Antônio Alcântara Machado para percorrer as ruas de três bairros tradicionais da cidade de São Paulo, que cresceram junto à chegada dos imigrantes.

Durante o estudo, as alunos puderam comparar o modo de vida atual com os hábitos de antigamente, observaram e compreenderam as construções locais, desde os grandes galpões industriais até as pequenas casas geminadas e tiveram a oportunidade de ouvir curiosidades e histórias de antigos e célebres moradores da região.

Além disso, os alunos estudaram três grupos de imigrantes que se expandem em São Paulo: os bolivianos, os angolanos e os haitianos, com uma visita ao Hospital Amparo Maternal (SP), onde entrevistaram angolanas, residentes na Casa.

Todos os alunos demonstraram envolvimento pleno, encarando o estudo do meio não com um mero passeio, mas como um trabalho de campo, pelo qual puderam aprender mais sobre esses três bairros importantes para a história de São Paulo.

2016.08.29



Sem Comentários

367 Visualizações

Deixe um comentário :