Alunos do CSC-MG visitam Museu Ferroviário de Juiz de Fora

Postado por admin

As cinco turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) visitaram o Museu Ferroviário, instalado na sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina. Para muitos alunos, esta foi a primeira vez dentro de um museu. Além de uma tarde diferente e descontraída, todos desfrutaram da oportunidade de enriquecer seus conhecimentos sobre a história da cidade.

“Além de despertar e cultivar nas crianças a importância do hábito de visitar um museu, nosso objetivo com esse passeio é explorar o potencial educativo do espaço através de uma proposta pedagógica que visa integrar o trabalho da sala de aula à essa experiência concreta, viva, in loco. Museu é uma fonte de investigação histórica. Então é mais propício para despertar o interesse pela história da nossa região”, avalia Rosângela Teixeira, supervisora educacional.

Durante todo o primeiro semestre do 4º ano, os conteúdos de História e Geografia abordam o município de Juiz de Fora, cada uma dentro do seu aspecto. Já no segundo semestre o conteúdo caminha pela história de Minas Gerais. Sendo assim, o Museu Ferroviário abrange muito bem esse planejamento, já que o transporte ferroviário foi muito decisivo para formação do estado e importante para a cidade. “Lá eles podem ver como eram as locomotivas, as máquinas e ferramentas usadas naquela época, sinos, a bilheteria da estação, miniaturas de trem, maquete. Eles ficam encantados com aquele rico acervo. É uma bela viagem pelo tempo. Com a visita guiada, eles vão entendendo a importância da ferrovia e do trem para a nossa história”, complementa Rosângela.

De acordo com a professora Alexandra Bonaldi, passeios como este deixam os alunos mais interessados na sala de aula. “Como eles estão estudando a história de Juiz de Fora, é uma forma de conhecerem a realidade que eles só conhecem no papel. Desperta a curiosidade para eles estudarem ainda mais o conteúdo. O reflexo é imediato na sala de aula, pois eles ficam mais calmos e mais empolgados. Qualquer atividade que a gente mencionar ou gravura que eles virem, irão lembrar na hora de tudo o que viram no museu. É uma experiência muito enriquecedora para eles”, afirma.

Museu Ferroviário de Juiz de Fora

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora foi inaugurado em agosto de 2003, depois de um processo de revitalização e modernização daquele espaço. Este patrimônio cultural aborda as origens e a evolução da ferrovia, bem como seu impacto nos aspectos sociais e econômicos a partir do século XIX, no Brasil e em Juiz de Fora. O seu acervo e a edificação são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, sendo a edificação preservada também pela municipalidade, o que representa uma alternativa eficiente para garantir o resgate da história do município, fortemente marcada pela ferrovia.

2017.08.30



Sem Comentários

386 Visualizações

Deixe um comentário :