Alunos do CSC-MG reproduzem ladrilhos hidráulicos em aula de Artes

Postado por admin

Em alusão ao aniversário de Juiz de Fora, que completa 167 anos em 31 de maio, a professora de Artes do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), Andrea Rodrigues, resolveu fazer um recorte na história para trabalhar os ladrilhos hidráulicos com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Depois de mostrar dados históricos para os estudantes, falar sobre a Cia. Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri e a importância dos ladrilhos para a economia da cidade, as turmas tiveram que confeccionar e pintar seus próprios ladrilhos, a partir de massa de biscuit.

Os alunos aprenderam de que eram feitos os ladrilhos, como e onde eles surgiram e o que representavam. “Juiz de Fora abrigou uma das mais importantes fábricas de ladrilhos hidráulicos, que foi a Pantaleone Arcuri, daí sua importância histórica para nós”, destaca Andrea.

Depois dessa abordagem inicial, Andrea chamou a atenção para o prédio principal do Colégio e propôs que os estudantes visitassem os espaços onde é possível encontrar os ladrilhos. “O Santa Catarina possui estilos variados. Como foi tombado pelo patrimônio municipal em fevereiro de 1988 e é considerado um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos da cidade, encontra-se, ainda, uma bela coleção de ladrilhos hidráulicos. Muitas vezes o aluno passa pela escola sem se atentar a isso. É preciso fazer esse resgate”.  E para assimilar melhor o conteúdo, Andrea mandou os alunos colocarem a mão na massa. A partir de fotografias dos ladrilhos encontrados na escola, cada aluno teve que fazer o seu, com massinha de biscuit. No final, irão formar um lindo e colorido mosaico.

O que é ladrilho hidráulico?

É um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, muito utilizado em construções entre o fim do século XIX e meados do século XX. Eles podem ser aplicados em várias áreas com diversos desenhos.

 

2017.05.30



Sem Comentários

463 Visualizações

Deixe um comentário :