Alunos do CSC-MG confeccionam obras de arte

Postado por admin

Professora de Artes, Andrea Rodrigues dá aula para todas as turmas do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG). Como proposta aos alunos, ela sugeriu um trabalho que desenvolve os conteúdos ensinados em sala de aula, de uma maneira diferente e descontraída. O último deles foi feito com o 3º ano e uniu o conteúdo sobre animais vertebrados, aprendido na disciplina de Ciências.

“Trabalho conteúdos artísticos, tentando mostrar para eles movimentos importantes, pintores e maneiras diferentes de ver a realidade”, afirma Andrea. Ela explica que neste trabalho sobre animais foram realizadas várias atividades dentro de uma mesma temática, que envolveu os quatro grupos de vertebrados. Para cada um deles, foi desenvolvido um trabalho artístico diversificado, com técnicas e jeitos variados de trabalhar.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido nas aulas sobre animais em Ciências, nas aulas de Artes, as crianças criaram peças sobre todos os vertebrados, relembrando suas características e explorando diferentes pontos de vista. O objetivo é o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, e fazer exercícios de técnicas artísticas e de pintura, do traço, da autoconfiança. “Muitos começam os projetos achando que não sabem fazê-los, que não são capazes, que não conseguem. E com o desenrolar do projeto, eles passam a acreditar mais neles mesmos a ponto de admirar o próprio trabalho e pedir para que ele seja exposto.”

“Esse formato faz com que elas percebam o prazer de aprender, de colocar a mão na massa”, afirma Sandra Mautoni, supervisora educacional do Ensino Fundamental I. Ao longo das atividades que desenvolve com os alunos, Andrea também tem a oportunidade de identificar talentos. “Tem criança que se destaca profundamente nessa área artística, que tem uma sensibilidade, um traço apurado, uma visão diferenciada, uma criatividade na hora de executar os trabalhos absolutamente fora do normal. Isso é facilmente visível na sala de Artes. Muitos deles me trazem cadernos de desenho e até quadros que eles estão fazendo em casa. É bacana ver esse crescimento”, comenta Andrea.

2017.07.10



Sem Comentários

441 Visualizações

Deixe um comentário :