Alunos do CSC-MG aprendem sobre medidas de tempos através e brincadeiras

Postado por admin

As turmas do 4º ano do Colégio Santa Catarina (MG) iriam começar a aprender o conteúdo de Matemática sobre medidas de tempo como, por exemplo, os segundo, minutos, horas, dias, meses, bimestres e séculos. Para motivar e despertar o interesse e entusiasmo nos alunos, as professoras utilizaram que histórias, canções e vídeos para ensinar os estudantes.

Antes de introduzir a matéria, a professora Alexandra Bonaldi, responsável pelo planejamento, propôs às demais professoras da série um trabalho lúdico para sensibilizar as crianças sobre a importância do tempo. Os alunos ouviram a história “Eu e o tempo”, de Bia Bedran, em que a personagem percebe que o tempo passa rápido e decide fazer coisas produtivas para aproveitá-lo ao máximo. “A história aborda conceitos como minutos, estações do ano, mas, mais do que isso, mostra a preciosidade do tempo”, explica Alexandra.

Os alunos, ainda foram sensibilizadas, com as canções “O Tempo”, também da Bia Bedran, e a “Oração ao tempo”, de Caetano Veloso. As professoras exibiram um vídeo, baseado em um livro, que fala de uma caixinha de guardar o tempo. A personagem Sofia, ao descobrir que o tempo passa, deseja registrar alguns momentos. E aí ela cria uma caixinha para guardar o tempo. A partir daí, as professoras propuseram que cada criança também criasse a sua caixinha para guardar o tempo.

De acordo com a professora, dentro da caixinha, cada aluno guarda momentos vividos e que não gostaria que fossem esquecidos com o passar do tempo. Podem ser fotos, objetos ou escritos. “As crianças ficaram encantadas. Pedimos que elas trouxessem de casa objetos que as lembravam de algum momento feliz ou de pessoas que elas não deveriam esquecer. Todo esse trabalho foi para sensibilizarmos sobre a importância do tempo, como é preciso aproveitá-lo com as pessoas que amamos. Somente depois de tudo isso é que fomos para o livro didático de Matemática e trabalhamos as medidas de tempo, com muito mais entusiasmo e interesse de todos”, disse a professora.

2018.05.14



Sem Comentários

218 Visualizações

Deixe um comentário :