Alunos do CSC-JF realizam excursão à Serra do Caparaó

Postado por admin

A excursão que os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Catarina (MG) fizeram à Serra do Caparaó, no fim de semana dos dias 24, 25 e 26 de maio, foi marcada por muita diversão e adrenalina. Acompanhado por professores e coordenadores, o grupo de 117 adolescentes encarou quase três mil metros de altitude até o topo da terceira montanha mais alta do País: o Pico da Bandeira. Uma caminhada que exigiu fôlego e coragem de quem se aventurou. Mas apesar do esforço, da baixa temperatura e do cansaço, o que ficou de saldo na bagagem foram boas histórias para contar.

A excursão ao Pico da Bandeira é esperada com ansiedade pelos alunos e, muitas vezes, uma espera que leva anos, pois a maioria deles estuda no CSC desde pequeno. Ela marca o encerramento de um ciclo. A maioria dos jovens partem de Juiz de Fora com ideias preconcebidas a respeito da escalada, baseadas em histórias de ex-alunos que já passaram pela experiência e, com isso, esperam encontrar mais dificuldades no caminho. Para muitos, na subida, pesa a respiração e na descida a perna, já cansada, parece querer falhar. Na hora, o primeiro impulso é desistir, mas quem consegue se superar afirma que o esforço é recompensado bela beleza da paisagem e pelo indescritível sentimento de ter alcançado algo extraordinário.

O pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do país, atrás apenas dos picos da Neblina e 31 de Março, ambos no estado do Amazonas. O da Bandeira está localizado do Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa de Minas com o Espírito Santo. Apesar dos 2.891 metros de altitude, é a mais acessível das grandes montanhas brasileiras, em função das trilhas muito bem sinalizadas. Foi batizada com este nome porque, em 1859, Dom Pedro II determinou que cravassem uma bandeira do império no local, que, na época, era tido como o mais alto do Brasil. É um dos pontos mais frios da região Sudeste, onde as temperaturas podem chegar a -10ºC.

Fotos do passeio:

2019.06.04



Sem Comentários

38 Visualizações

Deixe um comentário :