Alunos do CSC-JF mergulham no universo dos gêneros musicais

Postado por admin

O Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro e, para não deixar a data passar em branco, o professor de música do Colégio Santa Catarina (JF), Fábio Figueira, realizou um trabalho muito interessante com alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Divididas em grupos, as turmas tiveram que pesquisar sobre os diversos tipos de música que existem tanto dentro do Brasil como em todo o mundo.

“A musicalização é uma disciplina curricular no Ensino Fundamental I do colégio. E sempre em novembro, quando comemoramos o Dia do Músico, eu faço um trabalho de pesquisa com os estudantes. Nas turmas de 4° ano, eu peço que eles pesquisem gêneros musicais nacionais, regionalismo mesmo, como frevo, música gaúcha, sertanejo, bossa nova, choro. E, para os de 5° ano, gêneros internacionais, como tango, tarantela italiana, reggae e assim por diante”, explica Fábio.

A partir da pesquisa que fazem, os alunos organizam uma breve apresentação contando sobre a origem daquele gênero, os principais artistas, os instrumentos, qual a influência naquela região, pesquisam imagens e várias outras informações. E na apresentação do trabalho, eles dançam, cantam e se vestem de acordo com o gênero que representam.

Segundo Fábio, o primeiro momento é de estranheza, porque muitos gêneros são desconhecidos da grande maioria, o que faz com que alguns estudantes torçam o nariz. Mas, quando começam a colocar a mão na massa, todos se divertem e começam a descobrir coisas que não fazem parte do seu dia a dia, o que, para o professor, pode ser a porta para as crianças começarem, quem sabe, a conhecer novos gostos. “Durante as apresentações, eu faço apenas pontuais complementos. Mas, para mim, é uma grata surpresa, porque eles pesquisam mesmo. Alguns grupos montam até PowerPoint, com vídeos e áudios. E tudo é feito com muito capricho”.

2016.12.06



Sem Comentários

425 Visualizações

Deixe um comentário :