Alunos do CSC-JF fazem releitura de obra de Gaudí

Postado por admin

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Catarina (JF) conheceram um pouco mais do famoso arquiteto espanhol Antoni Gaudí. A partir do que foi ensinado sobre o artista nas aulas de Artes, as turmas foram desafiadas a fazerem sua própria obra de arte.

Os alunos de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I têm, em seu currículo, aulas regulares de Artes, que são ministradas pela professora Andrea Rodrigues de Oliveira. Estudam sobre a vida e obra de diversos ícones das artes visuais, de forma leve, lúdica e prazerosa.

O mais interessante é que toda essa proposta tem um viés interdisciplinar. “Os terceiros anos estudaram casas e moradias em História e Geografia neste semestre. E nós fizemos uma extensão disso também em Artes”, explica Andrea. Primeiro, a professora exibiu para os alunos um vídeo sobre a obra de Gaudí e, em seguida, as crianças partiram para a criação das próprias obras. O desafio era imaginar e desenhar prédios ou casas que pudessem ser habitados. “Afinal, as obras de Gaudí não são só geniais e belas, foram criadas para serem usadas”, destaca Andrea.

Em um segundo momento, a professora explorou com as turmas a técnica do mosaico, tão utilizada pelo arquiteto. Com pedaços de papel colorido, pinça, cola e muita imaginação, as crianças recriaram, do jeito delas, “El Drac”, o dragão/salamandra/lagarto que é uma fonte em uma das escadarias do Parc Güell, patrimônio da UNESCO, na cidade de Barcelona, na Espanha. Por fim, as crianças ousaram criar chaminés diferentes, como Gaudí fazia. Usando massinha de modelar caseira, um pouquinho de força e muita imaginação.

O resultado de todo esse trabalho está em exposição na Sala de Vidro, no CSC-JF, para que os colegas das outras séries possam prestigiar e se encantar.

2016.07.06



Sem Comentários

880 Visualizações

Deixe um comentário :