Alunos do 5º ano visitam Biblioteca Central do CSC-MG como preparação a um novo ciclo

Postado por admin

A mudança de segmento escolar traz um universo totalmente novo para os estudantes, ainda mais quando envolve, também, mudança de turno escolar, como é o caso dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG), que, em 2018, passam a estudar na parte da manhã, no Fundamental II. Pensando em amenizar toda a ansiedade que essa passagem pode ocasionar, a supervisão de série e as professoras do 5º ano levaram as cinco turmas para conhecer a Biblioteca Central da escola, a qual eles passarão a ter acesso a partir do 6º ano, podendo fazer empréstimo de livros, utilizar o espaço para estudo e pesquisa.

“O objetivo maior é prepará-los para essa transição de segmento, que é sempre um momento de muita ansiedade, muitas coisas novas e diferentes do que até então é habitual para eles. A ideia é que as crianças já se familiarizem com o ambiente, saibam o que poderão fazer lá, porque a Biblioteca Central é muito diferente da Infantil que eles frequentam semanalmente nas aulas de literatura”, explica a professora Graciene Loures.

O incentivo à leitura é outro objetivo da iniciativa, que mostrou aos jovens estudantes que a Biblioteca é um ambiente onde também se pode estudar concentrado e fazer pesquisa.

Em propósito à visita, as educadoras escolheram um autor que faz parte da vivência das crianças: Monteiro Lobato. “Falamos um pouco a respeito do escritor e mostramos para eles toda a coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo. E como conclusão desta atividade as turmas tiveram que pesquisar a biografia de Monteiro Lobato. Esse trabalho vai para o nosso caderno de criação, um caderno que temos no quinto ano onde eles colocam as produções de texto que eles fazem”, explica Graciene.

As educadoras consideram que a passagem para o Fundamental II seja a segunda grande mudança na vida escolar da criança. A primeira é quando ela sai do aprendizado mais lúdico da Educação Infantil e vai para a alfabetização, no primeiro ano. Mas, agora a mudança é ainda mais significativa porque muda o turno, muda a dinâmica de aprendizagem, com um professor para cada matéria e aulas de 50 minutos. É mais responsabilidade na cobrança da maturidade deles. Por isso, a Equipe Pedagógica do CSC considera essa preparação muito importante, porque assim eles já chegam no 6º ano com uma ideia desmistificada do que eles vão encontrar pela frente.

2017.10.03



Sem Comentários

580 Visualizações

Deixe um comentário :