Aluna do CSC-SP participa da Olimpíada Internacional de Astronomia

Postado por admin

Dezembro foi marcante para o Colégio Santa Catarina (SP). No fim do mês, a Casa recebeu a notícia de que a aluna Luiza Olivieri Ponte, da 3ª série do Ensino Médio, havia sido convocada para fazer as seletivas presenciais da Olimpíada Internacional de Astronomia, no Rio de Janeiro. Sua nomeação ocorreu após ela ter realizado a Olimpíada Brasileira de Astronomia e as seletivas on-line para as Olimpíadas Internacionais (International Olympiad of Astronomy and Astrophysics – XIII IOAA- e Olímpiada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica – XI OLAA).

No início de fevereiro, a aluna iniciou a participação nesta estapa. Segundo Luiza, ao chegar ao Rio de Janeiro, ela assistiu a uma palestra do professor Dr. Hélio Jaques Rocha Pinto, Diretor do Observatório do Valongo, que explicou detalhes de sua formação em astronomia, esclareceu dúvidas dos estudantes e realizou uma breve apresentação do curso.

A aluna fez, ainda, três provas teóricas e duas práticas (Prova de Planetário e Carta Celeste).  Para o encerramento das atividades, o professor Dr. Reinaldo Santos de Lima, Pesquisador do Departamento de Astronomia do IAG – USP, ministrou uma palestra que falou do seu trabalho e de sua área de pesquisa, instigando, ainda mais, aos anseios da vida acadêmica.

Luísa menciona a sua gratidão ao CSC. “Agradeço ao Colégio pela oportunidade de participar desse evento inesquecível, onde aprendi muito sobre o que significa trabalhar com pesquisa em áreas da Ciência Natural e todas as diversas disciplinas englobadas no estudo da Astronomia”, falou.

Fotos das Olimpíadas:

2019.02.25



Sem Comentários

91 Visualizações

Deixe um comentário :