Aluna do CSC alcança pontuação máxima na redação do Enem

Postado por admin

De todos os estudantes que realizaram o Enem 2018, apenas 0,0013% alcançou a pontuação máxima na redação. Neste grupo está Amabile Cirilo da Silva, 17 anos, aluna do Colégio Santa Catarina (MG), onde estudou nos últimos três anos. Com o excelente desempenho, a jovem espera garantir vaga pelo Sisu no curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A jovem conta que quando acessou o resultado do Enem, não acreditou no que viu. “Chamei minha mãe e disse que achava que tinha tirado mil. Aí ela disse: acha, não, você tirou mil. Demorei para acreditar”, conta entre risos. “A gente sempre espera um bom resultado, ainda mais que eu me esforcei e estudei bastante, mas nota máxima, eu realmente não imaginava. Foi uma feliz surpresa”.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, 112.559 candidatos zeraram a redação. Neste grupo, encontra-se Amabile, junto com outras 54 pessoas que obtiveram a nota máxima, dois a mais que no ano anterior. O tema da dissertação – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet” -, chegou a assustar a aluna do CSC. “Levei um susto quando li pela primeira vez, porque ninguém esperava aquela temática. Cheguei a ficar com medo, mas aí eu reli os textos motivacionais com calma, e comecei a pensar em outros assuntos, que poderia usar, sem tangenciar. Até porque não é difícil falar de tecnologia e computador, não é? São questões bem ligadas à nossa realidade”, explica a jovem, revelando que falou um pouco de Fake News e usou a Escola de Frankfurt como argumento. 

Professor de Literatura de Amabile no primeiro ano do Ensino Médio e, depois, professor particular de Redação, Eliandro Andrade, fala da satisfação de ver a jovem colhendo o fruto que semeou. “A Amabile tem uma característica capaz de promover o sucesso: a insistência. Desistir não fazia parte do seu processo educacional, pois, mesmo doente, literalmente ‘quebrada’, não deixava de frequentar as aulas e mantinha as redações em dia. Ela é símbolo de luta, dedicação, insistência, características necessárias para o sucesso em todas as instâncias da vida.”

O Diretor do CSC, Flávio Sousa, também deixou o seu recado à aluna. “A excelência nos resultados é uma construção feita a muitas mãos e com muita generosidade. Temos que reconhecer o esforço e a disciplina do estudante. Há o papel importante da escola, desde o Infantil até o Ensino Médio, com professores generosos, buscando oferecer o máximo de repertório possível aos alunos. E há a família, de onde vem a base e que se esforça, inclusive financeiramente, para oferecer uma educação de qualidade aos seus filhos. O Colégio Santa Catarina celebra e reconhece o papel de todos e todas nessas conquistas. Somos muito gratos pela confiança. E abraçamos cada um, certos de que o tempo sempre reconhecerá o esforço genuíno de todos”.

Fotos da aluna:

2019.01.29



Sem Comentários

31 Visualizações

Deixe um comentário :