Agenda Corporativa aborda temas estratégicos com as Casas

Postado por admin

A Administração Corporativa da Associação Congregação de Santa Catarina – ACSC promoveu em junho uma agenda especial de eventos direcionados à participação dos executivos e profissionais de algumas áreas das Casas. A Agenda abordou temas relevantes, vinculados ao Planejamento Estratégico da entidade, que agregam valor prático aos processos e à forma de fazer gestão. Saiba mais sobre os eventos:

Workshop de Planejamento Estratégico e Orçamentário

O evento ocorreu durante três dias, no dia 15 de junho voltado aos líderes e representantes do GAPE das Casas, e nos dias 16 e 17 de junho para os representantes do GAPE, gestor da folha de pagamento e profissionais responsáveis pela elaboração e acompanhamento dos orçamentos das Casas. O encontro trabalhou um dos principais desdobramentos do Mapa Estratégico: o orçamento. “É importante mantermos a estratégia viva e deixar que ela reflita no dia-a-dia. Além disso, uma vez iniciado o ciclo, é preciso dar atenção à forma como tratamos a parte mais importante da estratégia, a execução”, diz a gerente corporativa de Planejamento Estratégico e Controle, Kelly Mattos.

Encontro do Setor de Educação

Dia 16 de junho foi a vez do Encontro do Setor de Educação, no Colégio Santa Catarina de São Paulo (SP). O evento reuniu a liderança das Casas de Educação, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e realizar um alinhamento administrativo e pedagógico, rumo à unidade das Casas de Educação da ACSC.

Programa Salus Vitae

No dia 16 também houve o lançamento do Salus Vitae, um programa idealizado pela Diretoria Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente que tem por objetivo melhorar a qualidade do cuidado e a segurança do paciente com base na promoção do cuidado seguro, efetivo, eficiente e centrado na pessoa. O programa tem duração de 18 meses e foi desenvolvido em parceria com o Institute for Healthcare ImprovementIHI, renomada organização internacional que tem por missão promover a melhoria dos cuidados de saúde em instituições no mundo todo.

O programa se destina a todas as Casas de Saúde da ACSC, assim como Lar Madre Regina e Residencial Santa Catarina. Além disso, oferece uma série de treinamentos presenciais e à distância, divididos em três grandes pilares:

– Liderança de alto impacto: exclusivo para os líderes, tem como propósito reforçar a segurança do paciente como prioridade estratégica, conscientizar a liderança sobre a importância da adoção de novos comportamentos e modelos mentais para atingir objetivos relacionados à qualidade do cuidado e segurança do paciente em âmbito sistêmico.

– Ciência da Melhoria na Prática – Improvement Science in Action (ISIA): direcionado à participação de profissionais assistenciais da linha de frente indicados pelas Casas. Durante nove meses, cada equipe desenvolverá um projeto focado na melhoria de processos assistenciais utilizando, como ferramenta, a metodologia da Ciência da Melhoria.

– Colaborativa: também direcionado à participação de profissionais assistenciais indicados pelas Casas, os workshops da Colaborativa mobilizarão todas as equipes em torno de um grande objetivo: reduzir a ocorrência de infecção relacionada à assistência dentro das UTIs.

Durante 18 meses, os participantes terão como missão utilizar a Ciência da Melhoria para implantar práticas baseadas em evidência, com o objetivo de alcançar ainda mais melhorias no processo de cuidado.

 O lançamento do programa aconteceu em São Paulo, no dia 16 de junho com o pilar Liderança de Alto Impacto, e seguiu com as primeiras sessões presenciais dos grupos Colaborativa e ISIA nos dias 17, 18 e 19 e dias 22, 23 e 24 de junho, respectivamente.

De acordo com Camila Lajolo, gerente Médica de Qualidade e Segurança do Paciente, o programa Salus Vitae não pretende ensinar aspectos técnicos da medicina para os profissionais da saúde, e sim ensinar estes profissionais a utilizarem o Modelo de Melhoria para desenvolver, testar e manter melhorias confiáveis e sustentáveis.

II Encontro de Sustentabilidade Ambiental

O evento, que ocorreu no dia 17 de junho para os líderes, Irmãs e profissionais de Sustentabilidade das Casas com transmissão via videoconferência para sete pontos, contou com 148 participantes e teve como proposta seguir as diretrizes do Planejamento Estratégico, recordar o Dia Mundial do Meio Ambiente, conscientizar e fomentar as ações para sustentabilidade ambiental, além de promover o compartilhamento dos projetos ambientais na ACSC.

De acordo com Francisco Silvério Neves, especialista corporativo de Responsabilidade Ambiental, o momento foi essencial para prestar contas, alinhar conceitos, debater a legislação ambiental, trocar experiências com outra instituição de saúde, difundir ações de sustentabilidade ambiental realizada nas Casas e assumir compromissos alinhados ao Pacto Global.

As Casas das três áreas de atuação da ACSC (Saúde, Educação e Assistência Social) apresentaram seus projetos e práticas ambientais sobre:

– Crise Hídrica (Plano de Contingência de Água e Energia Elétrica, Captação de Energia Solar e seus Benefícios Econômicos);

– Conscientização para Educação Ambiental;

– Etapas para Programa de Gerenciamento de Resíduo Sólido (PGRS).

A dinâmica de apresentação permitiu incorporar experiências, um momento para evidenciar o capital intelectual da ACSC e permitir que a sustentabilidade ambiental permeie todas atividades da entidade.

 

2015.07.24



Sem Comentários

662 Visualizações

Deixe um comentário :