ACSC sedia encontro do Projeto Hospitais Saudáveis

Postado por admin

O Hospital Santa Catarina (SP) promoveu, em conjunto com a área corporativa de Engenharia e Sustentabilidade e o Projeto Hospitais Saudáveis, o Encontro Técnico PHS: 2° Ciclo do Desafio 2020 – a Saúde Pelo Clima, no dia 5 de julho.

Realizado no auditório localizado no prédio da Administração Corporativa/Centro Médico do HSC, em São Paulo, o evento teve como objetivo engajar as instituições de saúde para participar da Campanha Global Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima, desenvolvendo ações para lidar com os desafios da mudança do clima.

Na ocasião, houve o lançamento da edição 2017 do Guia para Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa em Organizações de Saúde, bem como algumas atualizações da Plataforma online do Desafio 2020.

Além de propiciar a troca de experiências sobre a elaboração de inventários e o debate sobre ações que podem ser realizadas para redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, o evento também marcou o pré-lançamento das campanhas Resíduos e Energia, dois temas relevantes da Agenda Global de Hospitais Verdes e Saudáveis que serão abordados com mais ênfase nos próximos anos, de forma a alinhar a atuação das instituições participantes com a estratégia global da organização internacional Saúde Sem Dano.

Projeto Hospitais Saudáveis
O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. A assistência à saúde, como toda atividade produtiva, gera impactos ambientais e sanitários. O PHS trabalha para desenvolver e apoiar uma rede de cooperação, partindo do comprometimento das instituições de saúde do país, bem como dos profissionais de todas as categorias que atuam no sistema se saúde brasileiro.

Desafio 2020
O “Desafio 2020 – A Saúde pelo clima” tem como objetivo reunir e encorajar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas para minimizar e evitar os efeitos das mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental. O Desafio 2020 oferece às organizações participantes ferramentas para mensurar, controlar e monitorar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), bem como guias de apoio, seminários técnicos e prêmios para reconhecimento dos avanços alcançados. Ao aderir ao Desafio 2020, as instituições se comprometem a:

– Elaborar inventário de emissões de GEE
– Estabelecer metas de redução de emissões de GEE
– Realizar a gestão continuada de emissões de GEE
A ACSC integra essa iniciativa.

2017.07.24



Sem Comentários

231 Visualizações

Deixe um comentário :