ACSC realiza o 1º Seminário de Residência Médica

Postado por admin

A Diretoria Corporativa Acadêmica promoveu nos dias 16 e 17 de maio o 1º Seminário de Residência Médica da ACSC, em São Paulo. O evento contou com a presença de 44 participantes, entre diretores técnicos e médicos coordenadores dos programas de Residência da Casa de Saúde São José, Hospital Amparo Maternal, Hospital Madre Regina Protmann, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Santa Isabel, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Teresa e Hospital São José.

O evento teve como objetivo principal promover o debate sobre as bases e diretrizes do programa de Residência Médica da ACSC, trocar experiências e aprendizados, e iniciar a construção de um plano de ação frente aos desafios para a formação de médicos especialistas nos próximos anos, tendo como norte a missão e o planejamento estratégico da ACSC.

“Aproveitamos para apresentar a estrutura e as metas da nossa diretoria, área recém organizada como diretoria na ACSC, validar o regimento do Comitê de Ética em Pesquisa e o Regimento da Residência Médica. Esta diretoria nasceu com a missão de planejar e disseminar o desenvolvimento científico e tecnológico em todas as nossas Casas de Saúde e organizar a educação profissional com investimento em residência médica e multiprofissional”, conta a diretora corporativa Acadêmica, Dra. Denise Schout. “Nosso planejamento prevê parcerias com universidades de ponta no Brasil e no exterior para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, a busca de fonte de financiamento nas agências nacionais para estes projetos, treinamento e  capacitação de profissionais para docência e pesquisa, o desenvolvimento de novas tecnologias que estabeleçam conectividade com a área de diagnóstico e em terapias não invasivas, o estímulo à produção científica dos nossos profissionais entre outras atividades”, enumera a médica.

A criação de um programa de Residência Médica unificado para as Casas de Saúde é um dos principais pilares para a sustentação e perenidade dos investimentos em inovação e pesquisa, que a Diretoria Corporativa Acadêmica pretende fazer.

Os participantes apresentaram as principais características dos atuais programas existentes nas Casas, analisaram e validaram em conjunto os instrumentos e regimentos que estabelecerão a admissão, avaliação de desempenho e conduta do médico residente, assim como do preceptor e do coordenador do programa de Residência Médica da ACSC.

2018.06.12



Sem Comentários

324 Visualizações

Deixe um comentário :