ACSC promove campanha de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos

Postado por admin

A Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente promoveu uma ampla ação em todas as Casas de Saúde, no dia 5 de maio, para conscientizar os colaboradores sobre a importância do Dia Mundial de Higienização das Mãos. A campanha teve como tema principal “A Luta Contra a Resistência Microbiana: Está em Nossas Mãos”, sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além das peças de divulgação normalmente utilizadas, as Casas também receberam as artes de um banner com o tema da campanha. As equipes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar ficaram encarregadas de conscientizar todos sobre os 5 Momentos de Higienização das Mãos, fundamentais para a redução da transmissão de infecções, inclusive as provocadas por microrganismos multirresistentes. O banner foi utilizado para colher as assinaturas dos colaboradores participantes da ação, reforçando, dessa forma, o compromisso assumido com o cuidado e a segurança do paciente.

5 momentos de higienização das mãos

  1. Antes do contato com o paciente
  2. Antes da realização de procedimentos
  3. Após risco de exposição a fluidos corporais
  4. Após o contato com o paciente
  5. Após contato com as áreas próximas ao paciente

Além da campanha corporativa, algumas Casas também promoveram ações específicas de reforço sobre a importância da higienização das mãos.

O Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), por exemplo, organizou dois dias de plantão para conscientizar os colaboradores, enquanto a Casa de Saúde São José (RJ) promoveu um game de perguntas e respostas sobre o tema e distribuiu lembrancinhas.

Já a equipe do Hospital Santa Catarina (SP) trouxe ações interativas, percorrendo todos os setores com um gel especial e uma caixa com luz negra. Na sexta-feira (5/05), montaram uma tenda na Avenida Paulista, que recebeu mais de 200 visitantes.

E o Hospital São José (RJ) convidou suas equipes a fazerem uma roda e, em seguida, um ou dois colaboradores se voluntariaram para participar de uma gincana, na qual deveriam higienizar corretamente as mãos com olhos vendados. O que seria o álcool em gel era, na verdade, tinta guache. Ou seja, após a higienização, o colaborador poderia ver se todas as áreas das mãos estavam protegidas. Ao final, receberam um vidro de álcool em gel de brinde.

A ação teve uma repercussão grande na Administração Corporativa e nas Casas. Vejas as fotos.

2017.05.15



Sem Comentários

880 Visualizações

Deixe um comentário :