ACSC participa do 25 º Congresso FEHOSP

Postado por admin

A ACSC marcou presença no 25º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. Irmã Lia, Daniela Eugênio e a Dra. Camila Lajolo, da Administração Corporativa, foram convidadas a ministrar palestras durante o evento. Realizado em Atibaia, São Paulo, entre os dias 3 e 6 de maio, o Fehosp 2016 teve como tema a “Superação” alcançada pelos atletas olímpicos e paraolímpicos. A intenção desta edição do congresso foi justamente fortalecer a imagem de que as instituições de saúde devem agir exatamente com a união e superação exercida pelos atletas olímpicos.

A presidente do Conselho Administrativo da ACSC, Maria Gregorine – Irmã Lia, participou no dia 5 de maio do painel “Missão das Santas Casas e Hospitais Beneficentes: reavaliando com nossos provedores e presidentes um novo papel na gestão de negócios”. Ela contou para o público presente o início da história da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, a chegada ao Brasil das primeiras Irmãs e a transformação da ACSC em um modelo de gestão exemplar responsável hoje pela administração de 33 Casas, em oito estados, com 16 mil colaboradores e cerca de 15 milhões de atendimentos.

“Olhando o futuro com esperança, agradecendo o passado e vivendo o presente com paixão, vamos fazendo nossa pequena grande história de mais uma entidade a serviço da coletividade humana, onde a assistência social perpassa nas veias e mãos”, frisou em seu discurso.

A convite dos organizadores, a gerente médica corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, Dra. Camila Lajolo, organizou o Fórum de Melhoria da Qualidade e Segurança do Paciente, que aconteceu no dia 5 de maio. Ela ministrou palestra ao lado de Ademir Petenate (EDTI/IHI), Maria Magalhães (SPDM) e Victor Grabois (Proqualis-Fiocruz). “Discutimos por meio de atividades teóricas e práticas os fundamentos da melhoria da qualidade e segurança do paciente”, explica.

A médica também esteve presente na mesa “O Sistema de Saúde: Gestão para Além da Tabela”, ao lado de dois palestrantes internacionais do Gana e EUA – Rashad Massoud e Sodzi Sodzi Tettey. Eles compartilharam experiências sobre como a melhoria da qualidade pode contribuir para a melhoria de sistemas de saúde em situações com restrição de recursos.

A gerente corporativa de Logística, Daniela Eugênio, participou do Fórum de Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis, onde ministrou a palestra “Compras Corporativas no Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Valor”.

Atualmente, no Brasil existem mais de 2.500 hospitais filantrópicos. Deste montante, metade está localizada no Estado de São Paulo. Em mais de mil municípios, as Santas Casas são as únicas que oferecem leitos para a população. Por isso, o Congresso é importante para que os profissionais da área hospitalar possam trocar experiências.

2016.05.24



Sem Comentários

607 Visualizações

Deixe um comentário :