ACSC participa de programa inédito de Acreditação para OSS no Brasil

Postado por admin

A ACSC está participando de um programa inovador lançado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), com o intuito de conceder selos de Acreditação às OSS que desenvolvam boas práticas de gestão.

O Ibross representa as 20 principais instituições filantrópicas sem fins lucrativos que gerenciam hospitais e outros serviços de Saúde por meio de contratos ou convênios com secretarias municipais e estaduais. A entidade contratou o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) para desenvolver um modelo de acreditação para as OSS da área da saúde no Brasil, baseado nas premissas de boas práticas de gestão e transparência, assim como na qualidade e segurança do paciente. O objetivo é atestar e reconhecer as instituições que realizam um trabalho sério, com o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos gestores públicos.

O diretor corporativo de Relações Governamentais da ACSC, César Paim, está à frente da coordenação do grupo de trabalho responsável pela estruturação do Manual de Acreditação e pelas negociações comerciais que envolvem o programa. O processo já está em fase final, com previsão de validação final do Manual no mês de agosto.

A ACSC foi escolhida, junto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, para integrar o programa piloto do processo de acreditação. Além da Administração Corporativa, três OSS geridas pela ACSC serão escolhidas, em sorteio, para serem avaliadas pelas equipes de acreditação.

Na avaliação de César Paim, o selo Ibross/CBA estabelecerá uma garantia às instituições que realizam boas práticas de gestão e promovem saúde e segurança do paciente na execução dos seus contratos com a gestão pública. “Um selo de qualidade conferido por órgão externo oportunizará ao mercado de saúde reconhecer o trabalho realizado por estas Organizações Sociais”, afirma.

“A ACSC esteve à frente da primeira experiência de formação de OS no estado de São Paulo e posteriormente em outros estados do Brasil, sempre colaborando com a eficiência do recurso público ao encontro da necessidade das comunidades do entorno de suas obras”, conta César Paim. “Portanto, buscar esta acreditação é reconhecer o compromisso com a qualidade e eficiência na gestão e o propósito de estar aberta a novas experiências para atender a quem mais precisa”, completa.

Ibross
Criado em 10 de abril de 2015 e atualmente com 20 instituições associadas, que atuam em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Ibross tem como missão colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira. Para isso, o instituto defende que as OSS trabalhem com transparência na prestação de contas e de forma colaborativa com os órgãos controladores.

Juntas, as 20 OSS associadas ao Ibross gerenciam mais de 800 unidades de Saúde e empregam 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias. Também são responsáveis por mais de 40 milhões de consultas, quase 50 milhões de exames e chegam a registrar aproximadamente 10 milhões de atendimentos de urgência e emergência. Para mais informações, acesse www.ibross.org.br.

2017.07.25



Sem Comentários

222 Visualizações

Deixe um comentário :