ACSC mantém Patrimônio Histórico

Postado por admin

Patrimônio Histórico significa um móvel, imóvel ou natural, que possua valor estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico para uma sociedade. A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) tem quadros, vitrais, prédios, móveis, enfeites e instrumentos musicais do começo do século XX, que são caracterizados como patrimônio histórico.

A preservação do patrimônio histórico teve início no século XIX, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os monumentos e edifícios históricos destruídos na guerra. No Brasil, a ACSC é referência em Juiz de Fora (MG) com o prédio arquitetado em 1909.

A memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. Ao adentrar em muitas instituições constituintes da Associação Congregação de Santa Catarina, a história é revivida.
No hospital Santa Teresa, é possível ver quadros da família real brasileira com molduras pintadas em uma mistura de óleo e ouro.

O Colégio e Creche Santa Catarina de Petrópolis é composto de salas amplas, arquietura rebuscada, com órgãos, livros, vitrais e móveis de 1897. O Lar Madre Regina abriga um convento construído segundo o estilo romântico e neoclássico.

Muitas instituições da Associação Congregação de Santa Catarina foram criadas durante o século XX, como o Colégio Santa Catarina de São Paulo (de 1926), a Casa de Saúde São José (de 1923), o Hospital São José (de 1934) e o Hospital Santa Catarina (de 1906).

Neste contexto, a maioria das instituições da Associação Congregação de Santa Catarina abrigam e constituem patrimônios  históricos, que

2011.03.02



Sem Comentários

431 Visualizações

Deixe um comentário :