ACSC lança o MAE – Modelo Assistencial de Enfermagem

Postado por admin

“Cuidado com Amor – ciência do cuidado integral centrado na pessoa”. Este é o conceito principal do MAE – Modelo Assistencial de Enfermagem, que a Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente lançou no final de dezembro. O MAE reflete a filosofia e os princípios norteadores da Enfermagem, sendo um guia que comunica, integra e alinha a cultura organizacional. Por meio do MAE, publicamos nosso propósito, nossos princípios e os comportamentos esperados para a equipe de Enfermagem.

Trata-se de um marco na ACSC, uma vez que o MAE tem como finalidade unificar e padronizar a conduta da equipe assistencial praticada em todas as Casas de Saúde da ACSC, reforçando, assim, a nossa atuação em rede.

O MAE busca resgatar e fortalecer a identidade da Enfermagem da ACSC e representará nosso jeito de ser e cuidar das pessoas que nos procuram e são assistidas por nós – com Amor e Ciência.

 “O objetivo é que o profissional execute seu trabalho com conhecimento, segurança técnica e sem danos ao paciente. O jeito de fazer deve ser amoroso e cuidadoso”, enfatiza a gerente corporativa de Práticas Assistenciais, Regiane Pereira.

Amor + Ciência

Para chegar ao desenho final do modelo desejado, a equipe envolvida no projeto percorreu um extenso caminho. Ao longo de um ano e sete meses, encerrados em dezembro de 2018, foram realizados workshops ou oficinas de trabalho com representantes de Enfermagem de todas as Casas de Saúde, de forma com que todos pudessem opinar e participar da construção do MAE. O consenso dos conceitos de enfermagem e cuidado também foram alvo do trabalho:

Enfermagem é tanto uma arte como uma ciência, sua prática exige uma mistura dos mais atualizados padrões de conhecimento e prática associados a uma abordagem do cuidado do paciente/cliente de forma humana e repleta de discernimento.

Cuidado de Enfermagem tem uma dimensão objetiva, que se refere ao desenvolvimento de técnicas e procedimentos, e uma dimensão subjetiva, que se baseia na sensibilidade, criatividade e intuição para cuidar de outro ser.

O novo modelo surgiu a partir da combinação de duas dimensões: o Amor, representado por valores como humanização, união e respeito, espiritualidade, cuidado individualizado, diálogo e empatia; e a Ciência, por valores como ética, qualidade e segurança, conhecimento científico, liderança e gestão.

Essas são as características que irão nortear o atendimento aos pacientes e familiares por todos os profissionais de enfermagem da ACSC.

Regiane explica que o desafio dos colaboradores será unir, de forma consistente, a ciência e o amor, pois entende-se que os polos fisiológico e emocional se complementam. “Trata-se de plano de reconhecimento para a Enfermagem, que exigirá investimento na qualificação técnica dos profissionais, além do incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional de cada um”, revela. Segundo ela, são prioridades cinco aspectos nos próximos anos: 1) Liderança; 2) Prática Profissional Exemplar; 3) Estrutura de Empowerment; 4) Pesquisa e Inovação; 5) Indicadores Sensíveis à Prática de Enfermagem (componentes do selo de qualidade em enfermagem Magnet Recognition). “Somos uma equipe estratégica, já que representamos o maior contingente assistencial das Casas de Saúde e a principal executora da atividade fim”, continua.

Cartazes conceituais:

Evento de Lançamento

O MAE foi oficialmente apresentado no dia 17 de dezembro durante o 2° Encontro de Lideranças da Enfermagem da ACSC, evento realizado em São Paulo, no auditório do Hospital Santa Catarina, e que reuniu lideranças de Enfermagem de todas as Casas de Saúde, além de Irmãs da Congregação, diretores e gerentes corporativos. O evento foi transmitido em tempo real para todas as Casas de Saúde da ACSC. Durante o talk show, todos os colaboradores puderam interagir, encaminhando perguntas via WhatsApp para gerentes de enfermagem e especialistas da área reunidos no palco.

Na abertura, após o Momento de Espiritualidade, a presidente do Conselho de Administração da ACSC, Irmã Lia, definiu o MAE como “o resultado de um trabalho muito grande, de muita gente envolvida, para que, daqui para frente, nós possamos ser profissionais de saúde com muito mais amor e conhecimento.”

A diretora corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente, Dra. Camila Sardenberg, enfatizou o papel central do profissional de Enfermagem e o momento atual da ACSC. “O enfermeiro é quem está mais próximo do paciente e da comunidade. Por isso, são fundamentais na construção de políticas de saúde e de novos modelos de cuidado. É hora de dar a eles mais reconhecimento, mais investimento e mais influência e poder de decisão”, declarou.

Um bom desempenho neste programa resultará em melhores resultados para os pacientes. “É uma mudança de cultura a longo prazo. Teremos alguns anos para nos adaptarmos totalmente. Contudo, é importante que o profissional de Enfermagem reconheça o valor que pode entregar aos pacientes e suas famílias”, finaliza Regiane.

Fotos do encontro:

Saiba mais sobre o MAE

Assista ao vídeo sobre o conceito do MAE: https://youtu.be/ONxKCR6VmsE

Assista ao evento de lançamento do MAE, transmitido no dia 17/12/18: https://youtu.be/Ekv2p4WHyOA

Fotos da transmissão nas Casas:

2019.01.07



Sem Comentários

2.007 Visualizações

Deixe um comentário :