ACSC disponibiliza atendimento psicológico a todos os colaboradores

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Os avanços do novo coronavírus no Brasil são, a cada dia, mais evidentes. Pessoas que trabalham diariamente em contato com as vítimas dessa doença e com toda a carga que vem dela, como os profissionais da saúde, por exemplo, estão mais suscetíveis a desenvolverem algum transtorno emocional. Junto a essa circunstância, é preciso ponderar que hoje, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo, com 16,8 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade, por exemplo.

Entendendo esse cenário e ciente da sua responsabilidade não só com o paciente, mas também com o colaborador, a Associação Congregação de Santa Catarina, por meio da área de Qualidade de Vida, implantou um serviço de acolhimento psicológico telefônico, a fim de proporcionar apoio emocional e tranquilidade a todos os profissionais das Casas. Para esses atendimentos, há um grupo de psicólogos disponível de segunda a segunda, inclusive aos feriados, das 7h às 22h, pelo telefone 0800 608 1049.

Segundo a psicóloga da Victory, parceira da ACSC, Natália Galantini, fazer a manutenção da saúde mental é de extrema importância para todos, principalmente para aqueles que são desafiados todos os dias. “O atendimento psicológico é importante pois traz acolhimento, organização dos pensamentos, elaboração das angústias, racionalização de pensamentos negativos, redução da ansiedade e dos sintomas ansiosos, minimização do movimento de catastrofização e pânico, bastante comuns em momentos de crise, sensação de pertencimento e validação dos sentimentos”.

Désirée Pintor, Gerente de Gestão de Pessoas dos hospitais Nossa Senhora da Conceição e São José – Tijucas, ambos em Santa Catarina, explica que é importante para o colaborador ser apoiado para enfrentar essa rotina tão desafiadora neste tempo. Ela lembra, ainda, que todo o atendimento feito é confidencial. “Todas as informações trocadas são sigilosas, e mantidas em confidencialidade pelo profissional e pelo serviço”, reforça. Isso quer dizer que o colaborador pode ficar tranquilo e confiar que o atendimento é sério e sigiloso. “Esse momento é compartilhado apenas entre o colaborador e o profissional que está ouvindo. Desta forma, quem procurar o atendimento pode ficar à vontade em trazer o que deseja compartilhar”, complementa Natália.

É importante salientar que o serviço existe para que todos se mantenham fortes para exercer suas atividades durante a pandemia. É uma ferramenta que busca levar alívio a qualquer um que esteja precisando, sem julgamentos. “Estamos todos nessa. Como Instituição, precisamos vencer juntos, para isso precisamos estar saudáveis física e psiquicamente. Por isso, podem contar com o serviço de Telepsicologia nesta jornada contra o COVID-19”, reforça Désirée.

“Os profissionais da linha de frente do combate ao COVID-19 também precisam de alguém para cuidar deles. Sabemos que esse desafio será superado e, para ajudar e deixar mais leve nosso trabalho, criamos um canal de apoio psicológico on-line. Esse canal tem sido fundamental para o alívio das dores dos colaboradores, pois, através dele, foi possível demonstrar que eles não estão sozinhos, que existe uma rede por meio das consultas. Se temos uma certeza nesse momento, é que juntos somos mais fortes e nossa união é a nossa maior força. Se você, que está cuidando de alguém, precisa de cuidado, não deixe de procurar, porque sua vida é muito importante e nós estamos com você. Procure o serviço de telepsicologia e se cuide. Vamos superar. Isso é o nosso MAE!”

Ivonete Costa – Gerente de Enfermagem da Casa de Saúde São José (RJ)

“É muito importante, em um momento como esse, poder contar com o serviço de telepsicologia. Para cuidar do próximo é preciso estar bem. Neste sentido, as lideranças têm um papel fundamental, não só na divulgação do serviço, mas principalmente na sensibilização do seu time, na desmistificação de estigmas e em deixar todos à vontade para acessar o canal sempre que necessário. O nosso maior bem são as pessoas e o cerne do nosso trabalho é o cuidado com amor”

Gilcinete Oliveira Barreto – Gerente Assistencial da OS-Santa Catarina (SP)

                 Serviço disponível de segunda a segunda, inclusive feriados, das 7h às 22h Contato pelo telefone: 0800 608 1049

2020.04.28



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