ACSC conta com Núcleo de Informática Clínica

Postado por admin

Cada vez mais, a Tecnologia da Informação desempenha um papel vital na eficiência e profissionalização do atendimento prestado aos pacientes e nos resultados financeiros das organizações de saúde, por meio de sistemas que possibilitam o estabelecimento de processos e controles. A partir desta premissa e em continuidade aos projetos de melhoria implantados ao longo do tempo na ACSC, a área corporativa de TI conta agora com um Núcleo de Informática Clínica (NIC).

Formado por profissionais da Assistência e especialistas de TI, o Núcleo tem a finalidade de atuar em sinergia para que os sistemas utilizados na Casas de Saúde possam ser aprimorados a partir da perspectiva do usuário, contribuindo assim para um melhor desfecho clínico. “Com base na expertise dos profissionais de saúde que atuam no NIC, é possível deixar a interface dos sistemas mais amigáveis e intuitivas, facilitando a utilização pelo usuário. Com isso, queremos contribuir para a efetividade dos tratamentos e a segurança do paciente”, conta o gerente corporativo de TI, Ailton Bento.

Ainda segundo o gerente de TI, o NIC tem por objetivo apoiar e orientar os gerentes e coordenadores médicos das Casas quanto ao uso de sistemas assistenciais, trabalhando sempre em parceria. “Queremos trabalhar em conjunto com os gestores das Casas de Saúde da ACSC, para que possamos ter um prontuário eletrônico cada vez mais forte, robusto e de fácil utilização a todos”, explica.

O NIC está subordinado à Gerência de Sistemas, sob responsabilidade de Ailton Bento, dentro da Diretoria Corporativa de Operações, sob a gestão de Jesus de Francisco Garcia. O Núcleo está instalado em São Paulo e é formado pela médica consultora, Dra. Elen Yaginuma, pelo consultor HIMSS, Claudio Giuliano, e pelas enfermeiras de TI, Elaine Volpato, Roberta Perinetti e Laila Hanzi.

O diretor corporativo de operações, Jesus Garcia, destaca que a equipe é altamente qualificada para atender a essa demanda. “Observamos a oportunidade estratégica de termos uma TI mais próxima das necessidades das equipes assistenciais, desenvolvendo sistemas com melhor usabilidade e eficiência. A melhor forma de cumprir essa missão é termos na equipe pessoas com formação e experiencia na área de saúde. Isso nos permitirá desenvolver sistemas que possam gerar mais valor para o segmento de saúde”.

“Juntos, iremos analisar o uso dos sistemas, propor melhorias em configurações, parametrizações e customizações, com o objetivo de melhorar a utilização pela equipe assistencial. Também vamos visitar periodicamente as Casas e incentivar o uso dos sistemas assistenciais por todos os profissionais da saúde”, completa Ailton.

O NIC atuará em todas as Casas de Saúde, independente do sistema que elas utilizem.Com isso, as Casas estarão em um processo contínuo de evolução em atendimento. “Estaremos sempre analisando e aprimorando o uso da tecnologia, por meio dos prontuários eletrônicos já utilizados nas Casas, e trazendo novas tendências de mercado para cada vez mais apoiar a qualidade do cuidado com o paciente”, finaliza.

Foto da equipe:

2019.07.10



1 Comentário

143 Visualizações

  1. Daniela Souza de Macedo disse:

    Parabéns a ACSC por mais essa frente de trabalho. É sucesso garantido!
    #ACSC #CSSJ

Deixe um comentário :