Ações marcam o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos

Postado por admin

No dia 26 de setembro, o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, Rio de Janeiro, celebrou o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro. Uma cerimônia religiosa abriu o evento com a participação de colaboradores e famílias que já fizeram a doação de órgãos e tecidos. A atividade ocorreu no estacionamento da unidade e teve momentos marcantes, como a distribuição de rosas para as famílias, a participação de um coral da unidade e a partilha do pão. A equipe de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos (CIHDOTT) fez uma rápida apresentação e, em seguida, o filho do coordenador do CIHDOTT, Daniel Montezano, na companhia da irmã Nilza plantaram uma muda da planta Felicidade, simbolizando a continuação da vida.

As famílias que participaram também foram homenageadas por meio de um vídeo com depoimentos de famílias que aceitaram doar os órgãos e de um receptor que passou por um transplante de coração em junho de 2014. Ao final da apresentação, todos participaram de um lanche oferecido pela unidade.

Durante o dia, os profissionais do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) também estiveram na unidade para o cadastro de captação de Medula Óssea que ocorreu no Centro de Estudos do HEAT.

 O HEAT realizou 44 captações de 2011 até o momento, sendo que 88% aconteceram a partir da abertura do Centro de Trauma e da atuação exclusiva do CIHDOTT. Neste mês, a unidade alcançou o primeiro lugar no ranking do Ministério da Saúde em notificações no estado do Rio de Janeiro.

 

HEC (ES) também celebrou a data

De 22 a 26 de setembro foi comemorada, no Hospital Estadual Central (ES) a semana de doação de órgãos. A CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) distribui folders e estimularam os colaboradores a comunicarem sobre a importante decisão de ser um doador de órgãos. Hoje, a escolha de doar ou não cabe aos familiares, portanto, faça sua parte e comunique sobre o desejo de ser doador de órgãos.

Além disso, para comemorar a Semana de Doação de Órgãos, O HEC promoveu o concurso de. A ação foi um sucesso e agitou os colaboradores do hospital.

Veja abaixo as frases ganhadoras:

“Algum dia, através dos meus olhos, alguém verá a vida tão linda quanto eu vejo. Sou doadora de córneas! Faça sua parte e não deixe sua vida passar em branco. Doe esperança, amor e sorrisos. Doe órgãos!”

Marcela Fornazier – Farmácia

“Com apenas três palavras muitas vidas podem ser salvas: Eu sou doador! Assuma esta ideia, doe órgãos!” #COMPARTILHEAVIDA

Jefferson Souza de Oliveira – Compras

“Doar órgãos é despir-se de todo e qualquer sentimento egoísta, proporcionando ao outro mais do que promoção à saúde. Qualidade de vida!”

Ronival Castelo – UTI

2014.10.28



Sem Comentários

408 Visualizações

Deixe um comentário :