A missão da Obra Social de Santa Catarina

Postado por admin

Você sabia que a Obra Social Santa Catarina de Juiz de Fora foi fundada pela ACSC em comemoração aos 100 anos de existência do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora? Por meio de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, a entidade identificou que um dos bairros em maior vulnerabilidade social da cidade era o Jardim Casablanca e seu entorno, totalizando aproximadamente 21 mil habitantes. Sendo assim, a Obra Social Santa Catarina foi instalada nessa comunidade, atuando nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social e mudando a vida de muitas pessoas.

A OSSC, por meio de parcerias, oferece diversos cursos, como por exemplo a oficina de capoeira e flauta, fruto de uma parceria com a Funalfa – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – que oferece aulas destinadas a crianças de seis a 14 anos, com ou sem deficiência. Com a parceria firmada com a Universidade Federal de Juiz de Fora, a instituição oferece consultas nas especialidades de Pediatria, Neurologia, Clínica Geral e Psiquiatria. E, por meio de convênio com a Polícia Militar, a OSSC oferece aulas de instrumentos de sopro a crianças com idade entre nove e 13 anos.

Para criar a possibilidade da inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho, a OSSC oferece também curso de costura industrial que capacita o jovem para o exercício de uma profissão, oficina de nutrição com cursos de culinária, aulas de  ginástica para adultos acima de 45 anos, oficinas de meio ambiente e de flores de EVA, cursos de corte e costura e de artesanato, aulas com instrumentos de corda, como violino e violoncelo, que são ministradas por dois musicistas profissionais para crianças a partir de 11 anos. Por fim, a Casa lançou mais um projeto, o da Palavra de Mulher, um grupo terapêutico que se propõe a ser um espaço seguro de acolhimento e de partilha de vivências, com o propósito de cuidar da saúde mental da mulher e debater assuntos do universo feminino.

Até hoje, mais de 2.600 pessoas foram beneficiadas por meio dos cursos e das atividades oferecidas pela OSSC, pessoas que tiveram suas vidas tocadas pela missão da Obra Social Santa Catarina de Juiz de Fora!

2015.02.10



Sem Comentários

418 Visualizações

Deixe um comentário :