90 anos de dedicação

Postado por admin

Em 1897, as primeiras irmãs que chegaram em Petrópolis, no Rio de Janeiro, não imaginavam a grandiosidade da obra que ainda estava por vir.

Inicialmente, convidadas por frades franciscanos para fundar uma escola para crianças descendentes de imigrantes alemães na cidade serrana, as Irmãs logo se organizaram como “pessoa jurídica” para dar continuidade a atividade pastoral e social no País.

Desde o início, as Irmãs sempre contaram com a participação de executivos nas obras da Congregação, mas, de modo geral, a administração e as chefias, eram todas exercidas pelas Irmãs, que trabalhavam com grande dedicação, ideal missionário, e espírito de família.

A partir dos anos 70, em algumas obras, os executivos começaram a exercer funções na área administrativa: serviço de pessoal, contabilidade, coordenações pedagógicas, etc.. Em paralelo as transformações culturais do país e do mundo, as casas foram crescendo, o número de funcionários, consequentemente, aumentando, e a Associação percebeu a necessidade de criar mecanismos para uma gestão cada vez mais profissionalizada.

A partir de 1997, formou-se uma central administrativa profissionalizada, com o objetivo de coadministrar as obras. A instituição gerencia atualmente 33 Casas, buscando, com dedicação ser fiel ao slogan “ Amor pela vida”, sempre zelando para manter vivo e dinâmico o carisma que deu origem a ela, herdado de Madre Regina Protmann.

A Associação Congregação de Santa Catarina é hoje um corpo, composto por suas Casas que agem em consonância com os valores cristãos.

 

2012.09.14



Sem Comentários

432 Visualizações

Deixe um comentário :