6 de novembro – O que faz uma Doula?

Postado por admin

Doulas voluntárias que atuam no Amparo Maternal

A palavra doula vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se as mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Antes do parto ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pó-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc..

Após o parto ela faz visita á nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebe.

 

A Doula e o pai ou acompanhante?

A doula não substitui o pai ou o acompanhante escolhido pela mulher durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está acontecendo, preocupa-se com a mulher, acaba esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está precisando nessa ou naquela fase do trabalho de parto.

Eventualmente o pai sente-se embaraçado ao demonstrar suas emoções, com medo que isso atrapalhe sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio á mulher na hora do parto, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um suporte físico.

Fonte: www.doulas.com.br

2013.11.06



Sem Comentários

353 Visualizações

Deixe um comentário :