5 dicas de como aproveitar as festas e se manter saudável no verão

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Nesta segunda-feira, dia 22, começou o verão. Para aproveitar o período mais quente do ano, muita gente agendou férias, fez planos de levar as crianças à praia e pretende aproveitar o clima de festas de final de ano para reunir os amigos e a família. Por isso, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de SP, dá dicas de como se manter saudável mesmo com os exageros gastronômicos recorrentes nesse período.

A nutricionista do Ambulatório Médico de Especialidades Jardim dos Prados (AME JP), que é administrado pela ACSC, Priscilla Castro do Amaral, explica como equilibrar as ceias de Natal e Réveillon com hábitos que mantenham a saúde em dia.

1ª Dica – Garrafinha de água sempre cheia
A primeira dica para encarar o calor do verão é ter sempre consigo uma garrafinha de água e consumir dois litros de água diariamente. “A ingestão de líquidos é fundamental. A pessoa pode revezar água mineral, água de coco, chás gelados e sucos de frutas naturais”, explica a nutricionista Priscilla Castro.

2ª Dica – Cuidado com as bebidas açucaradas
Embora a ingestão de líquido seja sempre indicada, é importante ficar atento ao tipo de bebida. Sucos industrializados e refrigerantes são excessivamente açucarados e devem ser consumidos com moderação. “O ideal é que as pessoas sempre prefiram bebidas naturais e deixem para consumir os industrializados apenas em situações especiais, como festas”, esclarece Priscilla. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas com freqüência.

3ª Dica – De olho no detox
Para driblar as altas temperaturas do verão, o ideal é consumir alimentos leves, ricos em vitaminas, minerais e água. Por isso, frutas, verduras e legumes são os melhores aliados da estação. Além disso, os alimentos naturais alaranjados, como cenoura, mamão, ou verde escuro, como a couve e o espinafre, são ricos em betacaroteno e ajudam no bronzeado, além de serem repletos de antioxidantes.

4ª Dica – A fritura deve ser coadjuvante
A nutricionista Priscilla Castro alerta que, principalmente em ambientes muito quentes, alimentos fritos, petiscos condimentados e salgadinhos industrializados devem ter o consumo minimizado. “Caso a pessoa não tenha nenhum comprometimento de saúde que a impeça de consumir esses alimentos, não precisam ser absolutamente eliminados, mas a ingestão deve ser em menor frequência e em pequenas quantidades. Dar preferência às preparações cozidas, assadas e grelhadas”, afirma Priscilla.

5ª Dica – E na hora da ceia?
As ceias de Natal e Réveillon estão sempre associadas à fartura de alimentos especiais. É também o momento em que as pessoas se confraternizam e, por isso, não é difícil exagerar na comida. A sugestão é comer em pequenas quantidades para poder experimentar um pouco de tudo. Com isso, é possível se manter saudável e satisfeito.

O AME JP é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) por meio de um contrato de Organização Social de Saúde com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

2014.12.22



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