3º Encontro Regional para Prevenção de IRAs é realizado no Hospital São José

Postado por admin

Membros do Hospital São José (RJ), Hospital Santa Teresa (RJ) e Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) participaram do 3º Encontro Regional para Prevenção de IRAs, realizado no HSJ, no dia 30 de abril. O foco do evento foi capacitar os participantes nas práticas de prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAs) nas UTIs das Casas. Debates e dinâmicas marcaram o evento, realizado no HSJ com representantes da Enfermagem, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Qualidade e Segurança do Paciente.

Iniciando o encontro, foram promovidos momento de espiritualidade e sensibilização sobre o que é ser paciente. Resultados obtidos pelas equipes no que tange à redução de infecções e ideias de mudanças foram discutidas em grupo. Uma simulação realística foi o destaque entre as atividades: os participantes se dividiram em grupos para realização de banho no leito, auditoria in loco na UTI, além da aplicação do bundle (pacote de prevenção de IRAs), identificando pontos de melhoria.

 “Pude vivenciar que juntos somos mais. Estou levando muito aprendizado para meu dia a dia e as mudanças que levo para mim posso também levar para outros colaboradores”, declarou Suzana de Araújo, Enfermeira da Educação Permanente do HCNSC. “Percebi que é importante empoderarmos nossos colaboradores a apontarem o que está errado durante os procedimentos. É preciso que eles tenham autonomia para intervir nessas situações e assim evitarem infecções”, completou Irene Trancoso Fontes, Especialista em Segurança e Experiência do Paciente, durante balanço realizado ao final do encontro, cuja nova edição será realizada no segundo semestre. 

Confira como foi o Encontro:

2019.05.14



Sem Comentários

118 Visualizações

Deixe um comentário :