27 de dezembro – Nutricionista dá dicas para montar um cardápio saudável no verão

Postado por admin

Diversos alimentos consumidos na estação são bastante nutritivos

Cândida Hansen

Alguns alimentos parecem ficar mais apetitosos no verão. As altas temperaturas deixam mais convidativos pratos mais leves com frutas, verduras e legumes. Ao mesmo tempo, também fica mais difícil de resistir a uma cerveja gelada ou um refrescante sorvete no calor.

Para você aproveitar o melhor da estação, a nutricionista funcional Alice Müller destacou as propriedades nutricionais dos alimentos mais consumidos no verão. Conheça quais são e monte um cardápio mais saudável.

FRUTAS

Melancia
O licopeno, responsável pela coloração da fruta, é um antioxidante que previne o envelhecimento das células e está sendo muito estudado na prevenção de vários tipos de câncer, entre eles o de próstata. A fruta também é rica em betacaroteno, que protege a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares. A dica da nutricionista para aproveitar a fruta é preparar um suco, batendo no liquidificador com algumas sementes para acrescentar mais fibras, e hortelã, que dá um sabor ainda mais refrescante.

Goiaba
Fruta riquíssima em vitamina C, que aumenta a proteção contra a queimadura solar, evitando a vermelhidão. Também é importante para a formação do colágeno, melhorando a elasticidade da pele.

Abacaxi
Tem uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão do alimentos, o que faz dele uma ótima sobremesa. Polvilhar com canela é uma opção para ficar ainda mais saboroso. A fruta fornece ainda fibras, vitamina C, vitamina B6, vitamina B1, manganês e cobre, entre outros nutrientes.

Açaí
Tem uma substância chamada antocianina, também presente em alimentos como a uva e a berinjela, com múltiplos efeitos: ação anti-inflamatória, antitumoral e antioxidante. Quando o corpo está desprovido de antioxidantes, as células podem sofrer estragos e levar a formação de células cancerígenas. O açaí também fortalece o coração e as células cerebrais, beneficiando a memória. Apesar de ser uma fruta mais calórica, deve-se levar em conta o seu valor nutritivo. E fique atento: o que aumenta mesmo o seu valor energético é a mistura com xarope, granola e banana, por exemplo. Por isso, evite composições que podem levar ao excesso de açúcar.

Melão
Contém grande quantidade de água (cerca de 90%) e fornece betacaroteno, vitamina C, cálcio, potássio e fibras. É indicado para os dias muito quentes, pois repõe a água e os nutrientes perdidos, além de ser refrescante.

LEGUMES E VERDURAS

Milho verde
Fonte de carboidratos, responsáveis por fornecer energia ao corpo, e de fibras, necessárias à saúde intestinal. Tem o antioxidante luteína, que protege a visão. Para comer o milho de forma saudável, use pouco sal e não adicione manteiga.

Cenoura
Assim como a moranga, a beterraba e o mamão, a cenoura é carregada de carotenoides, como o betacaroteno, que combate os radicais livres produzidos por exposição aos raios UVB, protegendo do câncer e prevenindo o aparecimento de rugas.

Couve
Rica em nutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, potássio e antioxidantes. Assim como outros vegetais verdes, o seu consumo é relacionado a uma menor incidência de alguns tipos de câncer. Como auxilia o trabalho do fígado, pode ser usada também como um alimento desintoxicante. Você pode consumi-la crua, cozida no vapor ou adicionar a sucos de frutas.

BEBIDAS

Água de coco
De sabor adocicado e refrescante, é um excelente hidratante pois contém glicose (açúcar) e minerais como sódio, potássio e cloro. Não deve ser substituída pela água pura, mas utilizada como um complemento para manter o corpo hidratado.

DOCES

Sorvete e picolé
Para quem não resiste a estas delícias da estação, prefira sabores com fruta. Procure também ler os ingredientes e comparar as informações nutricionais, escolhendo aqueles com menor quantidade de gordura saturada, sem gordura trans, menor quantidade de quilocalorias e com mais fibras. Você ainda pode preparar seu picolé em casa, como sucos naturais como morango, laranja com mamão e abacaxi com hortelã, em uma versão sem açúcar e rica em nutrientes.

SEMENTES

Linhaça
Semente cheia de vitamina E e ômega 3, que ajudam a diminuir os danos provocados pelo sol como irritação da pele e formação de radicais livres, relacionados ao câncer e outras doenças. O ideal é sempre consumi-la triturada, para aproveitar melhor os seus compostos benéficos. Você também pode variar a linhaça com outros alimentos fontes destes nutrientes, comendo um punhado de oleaginosas como castanha do pará, nozes, amêndoas e semente de girassol.

 

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/12/nutricionista-da-dicas-para-montar-um-cardapio-saudavel-no-verao-4364091.html

2013.12.27



Sem Comentários

247 Visualizações

Deixe um comentário :