26 de dezembro – Saiba qual é a alimentação ideal para a chegada do verão

Postado por admin

O verão é a estação do ano mais celebrada, e para que tudo seja perfeito, é muito importante evitar que alguns problemas aconteçam. Um dos cuidados de maior importância, porém, às vezes é deixado de lado nesta época de sol, calor, praia e clube: a alimentação.

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares acontecem com bastante frequência principalmente nesta época do ano. Com as temperaturas em alta, é essencial não descuidar da alimentação, que requer cuidados para nos sentirmos mais dispostos e manter a forma com saúde.
Algumas pessoas se sentem mais indispostas neste período, devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Pollyana Ruy, especialista em Nutrição Clínica, com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial.

As mudanças ocorrem porque no inverno o nosso corpo tem a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. No verão o corpo pede um maior consumo de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais, devido à transpiração.
Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal (quantidade mínima de caloria necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso) em relação às necessidades do inverno, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída. Caso contrário, corremos o risco de ganhar peso nessa época do ano.
A melhor coisa a fazer é optar por alimentos saudáveis e leves e ficar de olho na alimentação. Alimentos muitos fortes podem provocar reações no organismo.

 

“Evite os molhos a base de maionese e creme de leite, ricos em gorduras e calorias. Prefira molhos à base de iogurte para saladas e tomate para massas”.
Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, verduras e legumes, “pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão”.

Além de frutas, verduras e legumes, alguns alimentos são mais recomendados no verão. A nutricionista Pollyana Ruy fez uma lista de opções do que consumir:
– Cereais integrais, pois combinam com as saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integrais no lugar de doces, massas e arroz branco.
– As carnes magras (peixes e aves) são as mais indicadas para esta época, pois são de fácil digestão evitando desconfortos além de serem mais saudáveis. Elas devem ser grelhadas ou cozidas.
– Use e abuse de água mineral, água de coco, sucos e refrescos naturais para garantir a hidratação adequada.
– Dê preferência para as sobremesas mais refrescantes. Opte sempre por frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de fruta no palito, compotas geladas ou saladas de frutas.

 

Fuja destes alimentos no verão:
– Como já comentado acima, evite molhos a base de maionese e creme de leite, ricos em gorduras e calorias.
– Retire a pele e gordura das carnes e aves, evite a carne de porco e embutidos.
– Substitua as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, por grelhados, assados e cozidos.
– Cuidado com os “petiscos” salgados muito consumidos nos aperitivos, tais como: amendoim e castanhas, salgadinhos e queijos amarelos. Estes alimentos retêm líquidos deixando um aspecto de “inchaço” no corpo.
– Nos restaurantes, dispense as entradas calóricas, ou pratos elaborados com molhos, cremes e recheios. Evite também as bebidas alcoólicas e as sobremesas. Prefira um coquetel de frutas, uma saladinha de entrada e uma salada de frutas de sobremesa.

 

Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/06122013-54330-saiba-qual-e-a-alimentacao-ideal-para-a-chegada-do-verao

2013.12.26



Sem Comentários

297 Visualizações

Deixe um comentário :