1º Encontro de Enfermagem da ACSC reúne profissionais das Casas de Saúde

Postado por admin

A Diretoria Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente promoveu, nos dias 17 e 18 de maio, o 1º Encontro de Enfermagem.

Realizado em São Paulo, no auditório do Hospital Santa Catarina (SP), o evento recebeu lideranças de Enfermagem de todas as Casas de Saúde da ACSC e teve como objetivo alinhar práticas e melhorias dos processos assistenciais, visando a construção de um Programa de Enfermagem único para a Instituição.

O evento teve como tema principal “O que importa para você?”, temática que norteia a campanha internacional “What Matters to You”, promovido pela ACSC pelo segundo ano consecutivo no Brasil, em parceria com a organização Healthcare Improvement Scotland.

Para dar início, foi realizada a Cerimônia da Lâmpada, sucedida de um discurso da Presidente do Conselho de Administração da ACSC, Irmã Lia. O encontro contou também com a participação do enfermeiro líder da campanha e Conselheiro Estratégico do Governo Escocês para Melhoria e Cuidado Centrado na Pessoa, Shaun Maher, que reforçou o tema do evento, além de outras palestras com a Enfermeira e Professora da UNICAMP Renata Gasparino e com o Coordenador de Farmácia Clínica do Hospital Albert Einstein Fábio Ferracini, sobre “Adaptação Cultural e Validação do Practice Environment Scale para a Cultura Brasileira” e “Segurança do Paciente”, respectivamente.

Durante a programação foi lançado o hotsite da campanha. Saiba mais em www.acsc.org.br/oqueimportaparavocex

Programação contou com eventos satélites

Além do HSC, o Hospital Amparo Maternal (SP) também realizou atividades durante a semana. A Casa promoveu uma mesa redonda sobre plano de parto, que também contou com a presença de Shaun Maher.

Curiosidade

Este ano ocorreu a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem do COREN com o tema “Enfermagem na linha de frente: Transformando o Cuidado”. A Semana de Enfermagem foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora, a sua então Diretora, Laís Netto dos Reys.  O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale (1830). Além disso, no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro.  O término da Semana de Enfermagem, em 20 de maio, marca a data de falecimento de Anna Nery (1880), ambas importantes personalidades formadoras da enfermagem.

2017.05.30



Sem Comentários

617 Visualizações

Deixe um comentário :