16 de setembro – Conheça as doenças mais comuns na primavera

Postado por admin

Pólen das flores pode causar rinite e conjuntivite e o contato com a água contaminada de enchentes também provoca doenças.

Com a chegada da primavera, algumas doenças costumam se manifestar com maior incidência. De acordo com Paulo Olzon, médico clínico geral e infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aumentam os casos de rinite e conjuntivite.
“Nesta época do ano, o pólen se desprende das flores e fica pelo ar, facilitando que as pessoas entrem em contato com ele, o que pode causar irritações, resultando em conjuntivite e rinite alérgica, por exemplo”, afirma o médico.

Segundo Olzon, como o país enfrenta alterações climáticas, a rinite não se manifesta igualmente em todas as regiões do Brasil. “No Sul, onde as quatro estações do ano são mais bem definidas, é mais fácil verificar essa questão. Em pontos urbanos, onde não há forte presença das flores, a doença pode até aparecer, mas de forma mais tímida”, diz.

Ainda de acordo com o médico, é difícil se prevenir contra essas doenças, já que é difícil detectar o contato com o pólen pelo ar.

O especialista diz ainda que o aumento do número de casos de catapora também costuma ser notado no país. “Características biológicas do vírus da doença fazem com que ele se prolifere mais rapidamente em tempo quente.”

 

Chuvas
Como o tempo fica mais chuvoso na primavera, é comum a propagação de doenças que podem surgir após o contato com a água contaminada, como a leptospirose. “A principal medida é evitar andar com os pés descalços e entrar em contato com água de enchente”, afirma.

De acordo com Olzon, se não for possível não evitar o contato com a área alagada, é recomendado que as pessoas procurem um médico, que pode prescrever um antibiótico.

O risco da dengue também cresce, uma vez que a elevação da temperatura após o período chuvoso favorece o desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor da doença.

 

2013.09.16



Sem Comentários

970 Visualizações

Deixe um comentário :