“O que importa para você?” – ACSC inicia ação e traz embaixador do movimento ao Brasil 

Postado por admin

A ACSC está participando, pelo segundo ano consecutivo, da campanha de humanização no cuidado com a saúde “O que importa para você?”, um movimento difundido pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland, conhecido internacionalmente como “What Matters to You?”. Em 6 de junho, data oficial da campanha, profissionais de saúde são incentivados a olhar o paciente em sua integralidade, perguntando, ouvindo e fazendo, dentro do possível, o que realmente importa para melhorar a estadia dele no ambiente hospitalar. A ACSC foi primeira instituição da América Latina a aderir ao movimento.

Este ano, a ACSC trouxe o embaixador da campanha, Shaun Maher, Conselheiro Estratégico do Governo Escocês para Melhoria e Cuidado Centrado na Pessoa, para o lançamento oficial da campanha no Brasil. Ele ministrou palestra sobre o tema no 1º Encontro de Enfermagem da ACSC, realizado em 17 e 18 de maio, no auditório do Hospital Santa Catarina (SP).

Para Shaun Maher, focar no que realmente importa pode proporcionar bem-estar às pessoas. “E isso não traz somente benefícios ao indivíduo que recebe os cuidados, mas também à sua família e aos profissionais que estão cuidando e dando suporte”, completa Shaun.

Resultados

Em 2016, a campanha foi um sucesso. No Brasil, cerca de 250 histórias foram registradas pelos profissionais da ACSC, que ouviram relatos emocionantes. A ação serviu para reforçar valores, o poder da empatia e os motivos por eles terem escolhido a área da saúde. Os relatos registrados pela ACSC passaram a integrar a corrente de boas práticas da campanha mundial. Além de impactar de forma positiva pacientes e participantes, as histórias da ACSC ganharam destaque nos congressos internacionais com foco na segurança dos pacientes e chamaram a atenção das organizações mundiais especializadas na melhoria do cuidado, que elogiaram e compartilharam nossas ações, como exemplos a serem seguidos por outras instituições.

Agora, em 2017, a ideia é impulsionar o sucesso alcançado no ano interior, sensibilizando mais profissionais e aumentando o vínculo entre eles e os pacientes atendidos pela ACSC.

Edição 2017

Esse ano, a ACSC decidiu prolongar o tempo da campanha e iniciou a ação mais cedo, no dia 22 de maio. Até o dia 6 de junho, todos os profissionais ligados à Assistência das Casas de Saúde da ACSC – e também Lar Madre Regina (SP) – estão convidados a participar. Durante esse período, ao abordar o paciente, os profissionais deverão perguntar: perguntar/ouvir/fazer o que importa.

Os profissionais participantes deverão compartilhar como foi a conversa, o que sentiram e quais foram os resultados obtidos, por meio de textos, fotos ou vídeos. Os relatos devem ser encaminhados para o e-mail salusvitae@acsc.org.br até o dia 22 de junho. As evidências integrarão a corrente de boas práticas da campanha mundial e as melhores histórias serão publicadas no Congregar.

Origem da campanha “O que importa para você?”

Em inglês, “What matters to you?”, é uma ideia que surgiu primeiramente em um artigo publicado em 2012 no renomado jornal científico The New England Journal of Medicine. Nele, os autores discutem a importância de um cuidado centrado na pessoa, que respeite os valores e a individualidade de cada um, invertendo o foco da preocupação de “qual é o problema?” para “o que importa para você?”.

A ideia foi se espalhando, tornando-se uma campanha internacional promovida pela organização norte-americana Institute for Healthcare Improvement. Em 2014, a Noruega criou um dia para promover a ação, 6 de junho, que acabou se tornando a data oficial da campanha.

 

2017.05.30



Sem Comentários

592 Visualizações

Deixe um comentário :